APOL 5. Quem pode ajudar?

01-

A cultura japonesa é fortemente pautada no espírito de equipe, princípios de disciplina e ética das relações. Esta combinação possibilitou organizações com objetivos compartilhados entre seus membros e coesas, diferentemente da cultura individualista presente nos países ocidentais.

Considerando o texto acima e a influência da cultura japonesa no modelo Toyota de produção, avalie as afirmações abaixo.

I. A eliminação do desperdício, os japoneses aliaram outro ingrediente importante do modelo de administração: o trabalho em equipe. A cultura japonesa apresenta forte senso de coletividade, que ajuda a criar um senso de interdependência entre as pessoas.

II. A sociedade japonesa é individualista, o que permite que o indivíduo passe a pensar mais nos outros do que em si.

III. O fato de estar em grupo permite que as pessoas se sintam inseguras, isoladas para que consigam eliminar o desperdício na produção.

A - I apenas

B - III apenas

C - I e II apenas

D - II e III, apenas.

E- I, II e III.

 

02-Com base nas características de uma organização de sistema aberto em relação ao ambiente, assinale a alternativa correta à frase que identifica esse tipo de empresa.

A- Após tantos anos à frente do mercado, iniciamos nosso processo de internacionalização, embora em países pouco desenvolvidos, mas seremos referência em negócios e isso é o que importa.

B- Empresas fortes são feitas de pessoas fortes e de características firmes. A formação também é muito importante. Por isso, não contrataremos pessoas próximas à nossa região.

C- Temos nossos produtos bem representados no mercado, local, e embora não tenhamos um departamento de pesquisa e desenvolvimento, monitoramos constantemente os impactos que causamos.

D- Somos uma empresa socialmente responsável. Seguimos todas as leis impostas na condição de meio ambiente. Temos um sistema de atendimento ao cliente, embora não gere nenhum resultado.

 

Entre os princípios do Sistema Toyota de Produção destaca-se a fabricação com qualidade. A fabricação com qualidade tem por objetivo corrigir defeitos e eliminar suas causas. E também uma forma de eliminar os desperdícios pois quanto menor a quantidade de refugos e retrabalho, mais eficiente é o trabalho produtivo.

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

 
I. No setor de produção o funcionário deve desenvolver o trabalho com absoluta convicção de que ele é o maior responsável, sempre consciente que a operação posterior é o cliente.

PORQUE


II. Como a operação seguinte é o cliente, o funcionário pode em algum momento contatar o cliente para a correção de alguma anormalidade presente no produto. Um exemplo disso, são os recalls que representam uma preocupação com a entrega de produtos de qualidade.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A- As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B- As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C- A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D- A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E- As asserções I e II são proposições falsas.

04-

Processos de produção Lean utilizam diversas ferramentas e métodos de tratamento e movimento de estoques. Um dos métodos muito conhecidos é o Push ou empurrado na sua tradução usual. Assim, avalie as opções abaixo e assinale a alternativa correta que exemplifica esse método empurrado de produção.

 I. Às quatro horas da manhã o padeiro começa a produção de pães, para que às 7h da manhã, em ponto, os pães já estejam disponíveis aos clientes.

II. Nossos clientes estão sempre bem abastecidos. Basta pedir a bicicleta que quiser que entregamos no ato, claro, qualquer uma que tenhamos disponível.

III. Não há problemas no atendimento desta loja de esportes online. Todo e qualquer equipamento que você precisar, poderá adquirir sem problemas. O prazo de entrega geralmente não ultrapassa duas semanas.

IV. A Amazon tem um estoque gigantesco, dada a variedade de produtos que entrega. Um deles são os livros impressos. O estoque está sempre sendo reposto a cada novo pedido.

A- Apenas as alternativas I e II estão corretas.

B- Apenas as alternativas III e IV estão corretas.

C- Apenas as alternativas I e IV estão corretas.

D- Apenas as alternativas II e III estão corretas.

05- 

Diante da escassez de recursos causada pela Segunda Guerra Mundial o modelo fordista era inviável de ser aplicado, a Toyota precisava simplificar e modificar o sistema de Ford. Dessa forma, nasceu o elemento básico do sistema toyotista: a eliminação de desperdícios.

Analise principais ideias para a eliminação do desperdício do sistema Toyota, e enumere na ordem sequencial:

 I - Just in time.

II - Kanban.

III. Kaizen.

 

( ) São sinais visuais que informam o estágio em que está o produto na linha de produção.

( ) Visa a diminuição dos estoques, pois alinha a produção dos fornecedores com a produção para os clientes.

( ) É a melhoria contínua de todos os processos e atividades que resultam no produto final até sua entrega ao cliente.

Agora, marque a sequência correta:

A- I, II, III.

B- I, III, II.

C- II, I, III.

D- III, I, II.

E- III, II, I.

#APOL
Disciplina:Apol 51.519 materiais