Buscar

Para você o que mais importa: O ser aprendente ou o conteúdo programático?

Na escola tradiconal o currículo centralizava-se, ganhava sentido e era aperfeiçoado no conteúdo programático. Na escola pós-crítica a centralidade do currículo está no 'ser aprendente'. Mediante a individualidade humana, das diversas formas de aprendizagem e da descoberta das inteligências múltiplas, onde você acredita que deva estar o foco do currículo? No ser aprendente ou no conteúdo programático?

💡 5 Respostas

User badge image

Fábio Campos

Depois de entrar na Pedagogia e ver a incrível obra de Paulo Freire(claro que não deu pra ver toda a obra ainda, mas só uma parte) vejo como foi incrível a mudança de vertente que ele propôs, ele nos mostrou que a concepção antiga de escola era feita entre um professor (dono do saber, que só falava) e os alunos (considerados completamente ignorantes e que sendo assim, não poderiam contribuir em nada com uma aula), mas após sua análise e suas pesquisas, ele propos a educação de uma maneira muito mais participativa, nesta o professor assume que não sabe tudo e mais ainda, observa que todo akuno sabe um pouco de alguma coisa, nem que seja um assunto alheio à escola, mas parte do princípio que todos podem contribuir, sendo assim não há como não apoiar essa ideia, até porquê em que ambiente você se sentiria mais motivado como aluno???

0
Dislike0
User badge image

Fábio Campos

Outro ponto interessante desse assunto, é observar que Paulo Freire propõe ainda a alfabetização para adultos, não de uma maneira inflexível, dentro de uma cartilha geral, mas sim, incluir a alfabetização na realidade do aluno, por exemplo, se os alunos são de uma área rural, alfabetizá-los dentro de contextos dessa realidade, ou seja, vida no campo, plantações, artigos relacionados a gado, etc. Este é também um super passo que fortalece a motivação do aluno, tanto o estimula à leitura quantoem buscar mais saberes opara melhorar a sua vida social.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre História da Educação e Pedagogia.


Para mim, o foco sempre deve estar no ser aprendente, e assim conseguir tratar todos com equidade.


Portanto, o foco deve estar no ser aprendente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais