Logo Passei Direto
Buscar

Ética Profissional

Biológicas / Saúde

Em 20 de março de 2020, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) publicou no Diário Oficial da União a Resolução n. 516, que dispõe sobre a suspensão temporária do art. 15, inciso II, do Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia. No inciso II deste artigo, declara-se que é proibido ao fisioterapeuta dar consulta ou prescrever tratamento fisioterapêutico de forma não presencial, salvo em casos regulamentados pelo COFFITO. A elaboração desta resolução foi pautada na necessidade de enfretamento da crise provocada pela Pandemia do COVID-19. Diante desta Resolução, um fisioterapeuta aproveitou e resolveu divulgar em suas redes sociais um serviço de Fisioterapia online para tratamento da dor lombar. Divulgou ainda que a avaliação inicial seria gratuita, que cada sessão custaria R$ 30,00 e ainda mencionou a prescrição de protocolos fisioterapêuticos que visavam à cura do problema. Diante do relato anterior, qual a alternativa está correta em relação à ética da publicidade?

A) Apesar de permitir de forma categorizada o atendimento à distância, a resolução não faz nenhuma menção a mecanismos de divulgação com o oferecimento deste tipo de serviço e muito menos de afixar valores abaixo daqueles dispostos no RNPF.

B) A conduta do fisioterapeuta em questão está em conformidade com a legalidade do exercício da profissão.

C) A conduta do fisioterapeuta não está ferindo os aspectos éticos relacionados ao exercício da profissão, propaganda, divulgação e honorários da fisioterapia.

D) Nenhuma alternativa está correta.

User badge image
Ivone Correia

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada alternativa em relação à ética da publicidade na fisioterapia, considerando a Resolução n. 516 do COFFITO: A) Apesar de permitir de forma categorizada o atendimento à distância, a resolução não faz nenhuma menção a mecanismos de divulgação com o oferecimento deste tipo de serviço e muito menos de afixar valores abaixo daqueles dispostos no RNPF. Esta afirmativa é verdadeira, pois a resolução não especifica como os serviços devem ser divulgados, e a questão dos valores deve respeitar o RNPF. B) A conduta do fisioterapeuta em questão está em conformidade com a legalidade do exercício da profissão. Esta afirmativa é questionável, pois, embora a resolução permita a prática de fisioterapia online, a forma como o fisioterapeuta divulgou seus serviços pode não estar em conformidade com as normas éticas e de publicidade. C) A conduta do fisioterapeuta não está ferindo os aspectos éticos relacionados ao exercício da profissão, propaganda, divulgação e honorários da fisioterapia. Esta afirmativa é falsa, pois a divulgação de valores e a forma de promoção podem ferir os princípios éticos da profissão. D) Nenhuma alternativa está correta. Esta afirmativa pode ser considerada verdadeira, pois as alternativas A e C têm problemas, e a B é questionável. Após a análise, a alternativa correta é: A) Apesar de permitir de forma categorizada o atendimento à distância, a resolução não faz nenhuma menção a mecanismos de divulgação com o oferecimento deste tipo de serviço e muito menos de afixar valores abaixo daqueles dispostos no RNPF.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina