Logo Passei Direto
Buscar
Para uma determinada mistura de concreto produzida com agregados bem graduados, a resistência do concreto endurecido é, principalmente, dependente da quantidade de cimento e da relação água-cimento (a/c).
Em relação à dosagem do concreto, assinale a alternativa incorreta.
Relações água/cimento mais baixas produzem concretos mais densos e de maior resistência.
Na dosagem da relação água/cimento no concreto, além da água necessária para atuar como reagente no endurecimento do concreto, uma grande quantidade de água deve ser adicionada às misturas de concreto com o objetivo de prover a fluidez e a plasticidade necessárias ao lançamento e acabamento do concreto fresco. Portanto, quanto maior a relação água/cimento, melhor a qualidade do concreto.
Relações água/cimento altas são habitualmente preferidas pelos operários, pois produzem uma mistura fluida e de fácil lançamento nas formas.
Para aplicações comuns de concreto, a relação água/cimento varia de 0,45 a 0,60 em massa, aproximadamente.
A quantidade de água no concreto deve ser suficiente para garantir a sua trabalhabilidade e não afetar negativamente as propriedades do material endurecido.
User badge image
Matematicamente

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

A alternativa incorreta é: "Portanto, quanto maior a relação água/cimento, melhor a qualidade do concreto." Na verdade, uma relação água/cimento mais alta pode comprometer a resistência e a durabilidade do concreto, pois aumenta a porosidade e diminui a densidade do material. Portanto, para garantir a qualidade do concreto, é importante manter a relação água/cimento em níveis adequados, geralmente entre 0,45 e 0,60, conforme mencionado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina