Buscar

Porque a concha do caracol(Classe Gastropoda - Filo Mollusca) é espiralada?

com o passar do tempo os caracois tiveram a necessidade de sua concha se tornar espiral. Pois como elas nao param de crescer, foi necessario essa estrutura, para uma melhor locomoção. 

💡 3 Respostas

User badge image

Júlia Valencia

A concha da Classe Gastropoda é espiralada pois, dessa forma, proporciona uma uma maior eficácia na proteção e sustenção do corpo do animal. A concha apresenta uma única abertura, com um eixo central de sustentação chamada COLUMELA, sendo que a forma das conchas dos gastrópodes é assimétrica (o lado direito é menor do que o esquerdo). O lado direito é mais resistente, por estar mais próximo da columela, e é usado na proteção do animal, enquanto o lado esquerdo é menos resistente e lá que seus órgãos se lozalizam.
Se a concha dos gastrópodes fosse horizontal, seria muito fácil de quebrá-la, pois ela não teria um eixo de sustentação e seria muito fina. Com a forma espiralada, a concha dos gastrópodes ficou mais grossa e muito mais resistente.

3
Dislike1
User badge image

Misael Oliveira

Muito boa

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Introdução:

Os moluscos estão entre os animais identificados mais cedo no registro fóssil. São animais marinhos, bentônicos, simétricos bilateralmente, dorsoventralmente achatados, e de contorno ovóide, e estão entre os grupos de animais com maior representação no número de espécies da terra, perdendo apenas para os atrópodes. O desenvolvimento de uma concha espiralada é umas das características que possibilitou a evolução dos representantes desse grupo.

 


 

Resolução:

 

As evidências indicam que a espiralização da concha precedeu a torção e relacionou-se provavelmente à conversão da concha de um escudo para um abrigo no qual o animal poderia recolher-se. Os gastrópodes vivos possuem conchas espirais assimétricas, que tem a vantagem da compactação sobre as conchas planoespirais e a maior resistência ao esmagamento.

 


 

Conclusão:

 

Os gastródes apresentam uma grande diversidade de representantes em espécies de organismos vivos, e suas características evolutivas permitiram que tivessem representantes na maioria dos ambientes da terra.

 

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais