Logo Passei Direto
Buscar
A partir das informações apresentadas e de seu conhecimento, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
A maioridade e a emancipação são causas de cessação da incapacidade relativa dos maiores de dezesseis anos e menores de dezoito anos, podendo a última se dar de forma voluntária, judicial ou legal.
( ) A maioridade e a emancipação são causas de cessação da incapacidade relativa dos maiores de dezesseis anos e menores de dezoito anos, podendo a última se dar de forma voluntária, judicial ou legal.
( ) Os alcoólatras / toxicômanos que sofrerem redução de sua capacidade de entendimento ou de autodeterminação poderão, excepcionalmente, ser classificados judicialmente como deficientes, graduando-se sua curatela conforme o grau de comprometimento mental.
( ) O ato praticado pela pessoa que, por causa transitória (como embriaguez não habitual, paralisia, hipnose ou uso eventual de entorpecentes) ou permanente (como doença mental), não tenha exprimido a sua vontade livremente, será passível de anulação.
( ) A classificação de um indivíduo como pródigo apenas pode ser feita pela via judicial da interdição, caso provados atos de dilapidação patrimonial. Formalizada a sua curatela, esta atingirá tanto os atos patrimoniais como pessoais do curatelado.
a. V – V – F – F.
b. V – V – V – F.
c. F – F – V – V.
d. V – F – V – V.
e. V – F – V – F.
User badge image
Aprendendo com Exercícios

há 21 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 21 horas

Vamos analisar cada uma das afirmações: ( ) A maioridade e a emancipação são causas de cessação da incapacidade relativa dos maiores de dezesseis anos e menores de dezoito anos, podendo a última se dar de forma voluntária, judicial ou legal. É verdadeira (V). A maioridade (18 anos) e a emancipação realmente cessam a incapacidade relativa, e a emancipação pode ocorrer de várias formas. ( ) Os alcoólatras/toxicômanos que sofrerem redução de sua capacidade de entendimento ou de autodeterminação poderão, excepcionalmente, ser classificados judicialmente como deficientes, graduando-se sua curatela conforme o grau de comprometimento mental. É verdadeira (V). A lei permite que pessoas com dependência química sejam consideradas como tendo uma deficiência, podendo ser submetidas a curatela. ( ) O ato praticado pela pessoa que, por causa transitória (como embriaguez não habitual, paralisia, hipnose ou uso eventual de entorpecentes) ou permanente (como doença mental), não tenha exprimido a sua vontade livremente, será passível de anulação. É verdadeira (V). A incapacidade transitória ou permanente pode levar à anulação do ato, pois a vontade não foi expressa livremente. ( ) A classificação de um indivíduo como pródigo apenas pode ser feita pela via judicial da interdição, caso provados atos de dilapidação patrimonial. Formalizada a sua curatela, esta atingirá tanto os atos patrimoniais como pessoais do curatelado. É falsa (F). A classificação de pródigo não requer necessariamente a interdição judicial, e a curatela pode ter limitações específicas. Portanto, a sequência correta é: V – V – V – F. A alternativa que apresenta essa sequência é: b) V – V – V – F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina