Os hormônios são moléculas que regulam as atividades de diferentes órgãos do organismo. A insulina é o principal hormônio anabólico secretado pelo pâncreas. Por ser uma proteína, a insulina não entra na célula, e seus receptores nas células-alvo estão presentes na membrana plasmática. A ação da insulina é mediada por moléculas sinalizadoras intracelulares que estimulam e/ou inibem enzimas e que podem modificar a expressão de genes no núcleo. Defeitos na produção da insulina ou na ação da mesma nas células-alvo desencadeiam o diabetes mellitus, caracterizado por hiperglicemia. A esse respeito, marque (V) para verdadeira ou (F) para falsa:
(__) Em indivíduos saudáveis, a insulina é liberada durante o jejum e uma de suas ações é aumentar a glicemia para os valores basais, evitando a hipoglicemia.
(__) O diabetes tipo 1 é caracterizado pela resistência à insulina, isto é, a insulina não é produzida de modo suficiente pelas células alfa-pancreáticas.
(__) O diabetes tipo 2 é diagnosticado durante a infância (diabetes juvenil).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
Ed
anteontem
Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a insulina e o diabetes: ( ) Em indivíduos saudáveis, a insulina é liberada durante o jejum e uma de suas ações é aumentar a glicemia para os valores basais, evitando a hipoglicemia. É falsa (F). Durante o jejum, a insulina não é liberada; na verdade, a glucagon é liberada para aumentar a glicemia, enquanto a insulina é liberada após a ingestão de alimentos para reduzir a glicemia. ( ) O diabetes tipo 1 é caracterizado pela resistência à insulina, isto é, a insulina não é produzida de modo suficiente pelas células alfa-pancreáticas. É falsa (F). O diabetes tipo 1 é caracterizado pela destruição das células beta do pâncreas, que são responsáveis pela produção de insulina, e não pelas células alfa, que produzem glucagon. ( ) O diabetes tipo 2 é diagnosticado durante a infância (diabetes juvenil). É falsa (F). O diabetes tipo 2 é mais comum em adultos, embora possa ocorrer em crianças, mas não é caracterizado como "diabetes juvenil", que é mais associado ao diabetes tipo 1. Portanto, a sequência correta é: F - F - F. A alternativa que apresenta essa sequência é a e) F – F – F.