Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Assinale a alternativa correta.
a. O ideal para diferenciar se uma norma é de direito público ou privado é combinar os 4 critérios principais (do interesse, do sujeito, da subordinação e o critério formal).
b. O ideal para diferenciar se uma norma é de direito público ou privado é escolher e analisar a situação apenas por um dos 4 critérios principais (do interesse, do sujeito, da subordinação e o critério formal).
c. O ideal para diferenciar se uma norma é de direito público ou privado é saber mais sobre o jurista que analisará o caso, sendo que ele pode ter sua preferência entre público ou privado.
d. Nenhuma das anteriores.
e. Todas as anteriores.
User badge image
Desafios para Aprender

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Para responder a essa questão, vamos analisar cada uma das alternativas: a) O ideal para diferenciar se uma norma é de direito público ou privado é combinar os 4 critérios principais (do interesse, do sujeito, da subordinação e o critério formal). - Esta alternativa está correta, pois a combinação dos critérios é uma abordagem adequada para essa diferenciação. b) O ideal para diferenciar se uma norma é de direito público ou privado é escolher e analisar a situação apenas por um dos 4 critérios principais (do interesse, do sujeito, da subordinação e o critério formal). - Esta alternativa é incorreta, pois analisar apenas um critério pode levar a conclusões erradas. c) O ideal para diferenciar se uma norma é de direito público ou privado é saber mais sobre o jurista que analisará o caso, sendo que ele pode ter sua preferência entre público ou privado. - Esta alternativa também é incorreta, pois a análise deve ser objetiva e baseada nos critérios, não nas preferências pessoais do jurista. d) Nenhuma das anteriores. - Esta alternativa não é correta, pois a alternativa (a) é válida. e) Todas as anteriores. - Esta alternativa é incorreta, pois apenas a alternativa (a) está correta. Portanto, a alternativa correta é: a) O ideal para diferenciar se uma norma é de direito público ou privado é combinar os 4 critérios principais (do interesse, do sujeito, da subordinação e o critério formal).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O Município de Aporá-BA, editou lei municipal (Lei 045/2011) que emendava o inciso IV do artigo 29 da constituição federativa do Brasil. Segundo nossa apostila, no que tange à hierarquia das normas, assinale a afirmativa correta:
a. O município de Aporá não pode emendar ou alterar a constituição por meio de Lei Municipal, tendo em vista que leis municipais, hierarquicamente, conforme mostra a pirâmide de kelsen, não pode contrariar ou alterar dispositivo da constituição.
b. Como o número da Lei municipal é 45 e o artigo da constituição é de número 29, é plenamente possível a revogação deste. Ora, se a lei municipal tem número maior, é porque é mais forte. Usa-se aqui as regras do “Super Trunfo”.
c. Buscando a dinamicidade social, e contando que os legisladores tenham acesso pleno às fontes do Direito, é possível que a Lei municipal de Aporá altere parte da constituição que é de seu interesse, tendo em vista o Direito de representação social. Isso quer dizer que, se a população de Aporá deseja aplicar de forma diferenciada uma determinação constitucional, tendo em vista o interesse público, seus legisladores podem sim revogar em uma pequena parte a constituição federal.
d. Lei Municipal sempre será a norma hierarquicamente superior à todas as outras, pois ela está mais próxima da população daquele lugar. Ora a constituição foi feita em Brasília, longe de tudo, já a Lei de Aporá foi feita dentro da própria cidade, e por isso, tendo em vista a representação democrática, a Lei municipal representa mais os interesses da população local, por isso deve se sobrepor a todas as outras normas.
e. A Lei municipal não pode revogar dispositivo constitucional, pois a constituição é de interesse público, e a Lei municipal é de interesse privado.

Mais conteúdos dessa disciplina