Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
Para uma pessoa ser considerada surdocega, ela não necessariamente precisa ser totalmente cega e surda. Isso quer dizer que pode haver resíduos de um desses dois sentidos mesmo que a pessoa seja considerada surdocega, e além disso, um sentido não compensa o outro como talvez alguns acreditem. Nesse contexto, quando falamos de surdocegueira adquirida, referimo-nos a um grupo de pessoas. Sobre essas pessoas, analise as sentenças a seguir:
I- Pessoas nascidas com audição e visão normal e que adquiriram perdas totais ou parciais de visão e audição.
II- Pessoas com perda auditiva ou surdas congênitas com deficiência visual.
III- Pessoas com perda visual ou cegas congênitas com deficiência auditiva adquirida.
IV- Pessoas com perda intelectual e visual ou cegas após o parto com deficiência auditiva congênita.
A) As sentenças II e IV estão corretas.
B) As sentenças I, II e III estão corretas.
C) As sentenças I, III e IV estão corretas.
D) As sentenças II, III e IV estão corretas.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- Pessoas nascidas com audição e visão normal e que adquiriram perdas totais ou parciais de visão e audição. Verdadeiro, essa definição se encaixa na descrição de surdocegueira adquirida. II- Pessoas com perda auditiva ou surdas congênitas com deficiência visual. Falso, essa descrição se refere a pessoas que já nasceram com deficiência auditiva e não se encaixa na definição de surdocegueira adquirida. III- Pessoas com perda visual ou cegas congênitas com deficiência auditiva adquirida. Verdadeiro, essa definição se encaixa na descrição de surdocegueira adquirida, pois refere-se a pessoas que tinham visão normal e adquiriram deficiência auditiva. IV- Pessoas com perda intelectual e visual ou cegas após o parto com deficiência auditiva congênita. Falso, essa descrição não se encaixa na definição de surdocegueira adquirida, pois menciona deficiência auditiva congênita. Agora, vamos ver quais alternativas contêm as sentenças verdadeiras: A) As sentenças II e IV estão corretas. (Falso) B) As sentenças I, II e III estão corretas. (Falso) C) As sentenças I, III e IV estão corretas. (Falso) D) As sentenças II, III e IV estão corretas. (Falso) A única combinação correta é a que contém as sentenças I e III. No entanto, nenhuma das alternativas apresentadas reflete isso corretamente. Portanto, parece que não há uma alternativa correta entre as opções fornecidas. Você pode precisar revisar as opções ou a formulação da pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Para delimitar quais as condutas adequadas para o exercício de profissão do guia-intérprete, existe o Código de ética do intérprete pela (FEBRAPILS), que é um instrumento documental que estabelece as diretrizes que os norteiam quanto às atitudes e posturas aceitas pela sociedade nas situações de atuação desse profissional. Tendo em vista este código, observe o relato a seguir: Uma profissional TILSP começou a trabalhar em um Hospital de sua cidade, como guia-intérprete. Na última semana, precisou auxiliar um paciente surdocego durante uma consulta em que ele foi diagnosticado com uma doença grave. Porém, ao sair do consultório acompanhando o paciente, o profissional guia-intérprete se viu em um dilema profissional quando alguns familiares do paciente perguntaram pelo resultado dos exames, pois o paciente pediu que o profissional não contasse nada para seus familiares. Neste momento, os familiares solicitaram que o profissional guia-intérprete se manifestasse quanto ao andamento da consulta. O profissional guia-intérprete se viu entre confirmar a informação dada pelo médico para que seus familiares pudessem auxiliar o paciente doente, ou seguir o desejo do paciente e manter silêncio. O profissional guia-intérprete, afirmou que os detalhes da consulta deveriam ser obtidos diretamente com o paciente, tendo em vista que ela não poderia comentar detalhes com terceiros devido ao caráter confidencial de sua interpretação. A partir do caso descrito, levando em consideração a atuação do profissional guia-intérprete e o código de ética, assinale a alternativa INCORRETA:
A) É fundamental o papel dos profissionais guias-intérpretes que atuam no atendimento ao surdocego, a fim de construir um trabalho que proporcione a este indivíduo todas as possibilidades para seu desenvolvimento.
B) O profissional guia-intérprete agiu corretamente e acompanhou o paciente surdocego que recebeu a notícia de uma doença grave, porém, este paciente preferiu manter a informação sobre os resultados dos exames para si mesmo.
C) O profissional guia-intérprete deixou de seguir o Código de ética do intérprete (FEBRAPILS), informando aos familiares sobre o resultado dos exames sem o consentimento do paciente.
D) O profissional guia-intérprete manteve a ética profissional e tomou a atitude correta ao evitar comentar sobre as informações pessoais do paciente.

Infelizmente hoje em dia ainda há movimentos que incentivam a integração educacional, que tem uma visão médica sobre a pessoa com deficiência. Assim, a Lei Brasileira da Inclusão - LBI (2015), tem contribuído muito para elucidar muitas questões sobre as pessoas com deficiência. Sobre os impedimentos para se considerar pessoa com deficiência, segundo a LBI, assinale a alternativa CORRETA:
A) Considera-se pessoa com deficiência aquela que não tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, a qual, em interação com uma ou mais barreiras, tenha sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
B) Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo somente de natureza física e mental, a qual, em interação, pode existir barreiras de mobilidade e obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
C) Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, a qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
D) Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem um impedimento breve de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, a qual não tem interação, devido às barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

A Declaração de Salamanca, ocorrida na Espanha em 1994, marcou um ponto crucial na história da educação especial, promovendo a lógica da inclusão social e escolar das pessoas com deficiência. Esse documento foi resultado da Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, organizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e pelo Governo da Espanha. Sobre esse documento, assinale a alternativa CORRETA:
A) A partir dessa data, os órgãos federais e estaduais brasileiros extinguiram escolas especiais, fazendo com que os alunos surdocegos e com outras deficiências pudessem obrigatoriamente retornar ao ensino regular.
B) A implementação dos princípios da Declaração tem variado entre os países, e, por esse motivo, não há influência desse documento aqui no Brasil. Isso fica evidente nas políticas criadas nos últimos anos sobre a inclusão.
C) A Declaração de Salamanca reconheceu que as escolas comuns, com essa orientação inclusiva, são os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias, criando comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcançando a educação para todos.
D) A Declaração de Salamanca reconheceu que, definitivamente, as escolas especiais, são os meios mais eficazes para escolarizar alunos com deficiência, criando um ambiente acolhedor, construindo uma sociedade mais inclusiva.
E) Foi a partir dessa data que muitos órgãos federais e estaduais, bem como decretos oficiais, que proibiam matrículas de crianças com deficiência nas escolas regulares deixassem de existir.

Mais conteúdos dessa disciplina