Logo Passei Direto
Buscar
Plural com sotaque: Oscars é português com feição gringa? O aguardado Oscar de 2025 se foi, mas ainda está aqui uma velha dúvida dos bastidores linguísticos, como um clássico que se recusa a sair de cartaz: afinal, o plural consagrado da estatueta dourada é mesmo Oscars? Pode isso? Não seria um anglicismo preguiçoso ou um deslize de estilo?
Apesar de não se tratar de um nome comum como “bazar” ou “lugar”, Oscar entra no vocabulário como um nome próprio de origem estrangeira... A reescrita do trecho em destaque traz correção gramatical e a manutenção do sentido original em:
(A) Embora não se trata de um nome comum como “bazar” ou “lugar”...
(B) À medida em que se trate de um nome comum como “bazar” ou “lugar”...
(C) Ainda que não se trate de um nome comum como “bazar” ou “lugar”...
(D) Como não se trata de um nome comum como “bazar” ou “lugar”...
(E) A não ser que se trate de um nome comum como “bazar” ou “lugar”...
User badge image
Praticando Para Aprender

há 20 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 20 horas

Para reescrever o trecho "Apesar de não se tratar de um nome comum como 'bazar' ou 'lugar'" de forma gramaticalmente correta e mantendo o sentido original, precisamos analisar as opções. (A) Embora não se trata de um nome comum como “bazar” ou “lugar”... - Incorreta, pois "se trata" deveria ser "se trate". (B) À medida em que se trate de um nome comum como “bazar” ou “lugar”... - Incorreta, pois muda o sentido original da frase. (C) Ainda que não se trate de um nome comum como “bazar” ou “lugar”... - Correta, mantém o sentido original e está gramaticalmente correta. (D) Como não se trata de um nome comum como “bazar” ou “lugar”... - Incorreta, pois "se trata" deveria ser "se trate". (E) A não ser que se trate de um nome comum como “bazar” ou “lugar”... - Incorreta, pois muda o sentido original da frase. Portanto, a opção que traz correção gramatical e mantém o sentido original é: (C) Ainda que não se trate de um nome comum como “bazar” ou “lugar”...

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A série “Adolescência” e o recado da geração Alfa para o ensino superior Brilhante, impactante, disruptiva e paradoxalmente brutal sem apresentar nenhuma cena explícita de violência. Adolescência é a mais nova série que figura no topo da lista das mais vistas nas últimas semanas e, reconhecidamente, como uma das mais inovadoras, seja na forma como foi filmada (plano-sequência), assim como na maneira que aborda um assunto que vem causando um profundo incômodo nas famílias, nas instituições de ensino e na sociedade como um todo.
Com base no texto, assinale a alternativa com a informação correta.
(A) O texto aponta que os adolescentes da geração Alfa vivem em um universo digital repleto de referências desconhecidas pelas gerações anteriores, o que demonstra uma característica atemporal em que a geração posterior procura criar formas distintas das gerações anteriores.
(B) O texto permite inferir que os adolescentes da geração Alfa vivem em um universo digital autossuficiente, mas com contradições: gostam de desafios, porém não se sentem autônomos e independentes, precisam da ajuda dos outros e desenvolvem sua aprendizagem sem a experiencia prática.
(C) A série Adolescência é descrita como inovadora em sua forma estética, mas seu conteúdo não surpreende, pois, apesar da abordagem impactante, trata de conflitos entre gerações, algo relacionado à linguagem e costumes.
(D) O autor destaca que, embora a violência urbana ainda seja uma preocupação para os pais, a maior inquietação atual decorre do acesso irrestrito dos filhos a um universo digital complexo e, muitas vezes, incompreensível às gerações anteriores.
(E) A série Adolescência descreve a geração Alfa e chama a atenção para o uso excessivo das mídias digitais na formação dos jovens, sendo a exclusão tecnológica o principal fator de conflito geracional.

Mais conteúdos dessa disciplina