Logo Passei Direto
Buscar

Saúde do Idoso

Colégio Objetivo
Em 2019, foi sancionado o Projeto de Lei 3.646, de 2019, que altera a Lei 10.741/2003 do Estatuto do Idoso, para substituir as expressões 'idoso' e 'idosos' por 'pessoa idosa' e 'pessoas idosas'. É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar à pessoa idosa, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária condições de liberdade e dignidade. Fonte: BARROSO, de P. Assistência de Enfermagem na Saúde do Idoso. Indaial: UNIASSELVI, 2022. Sobre a obrigação que consta no Projeto de Lei 3.646, de 2019, com relação aos direitos das pessoas idosas, assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa CORRETA:
A Destinar recursos públicos preferencialmente para a população jovem.
B Incentivar o isolamento dos idosos em relação às outras gerações.
C Priorizar a participação de pessoas idosas em políticas sociais públicas.
D Garantir à pessoa idosa acesso exclusivo aos serviços públicos.
User badge image
idosossaudaveis

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar as alternativas uma a uma em relação ao que o Projeto de Lei 3.646, de 2019, propõe sobre os direitos das pessoas idosas: A) Destinar recursos públicos preferencialmente para a população jovem. - Esta alternativa não está alinhada com a prioridade que deve ser dada às pessoas idosas, conforme o projeto de lei. B) Incentivar o isolamento dos idosos em relação às outras gerações. - Esta alternativa é contrária ao que se busca, pois o projeto visa garantir a convivência familiar e comunitária. C) Priorizar a participação de pessoas idosas em políticas sociais públicas. - Esta alternativa está em conformidade com o que o projeto de lei defende, que é assegurar direitos e a participação ativa das pessoas idosas na sociedade. D) Garantir à pessoa idosa acesso exclusivo aos serviços públicos. - Embora o acesso aos serviços públicos seja importante, a exclusividade não é um princípio defendido pelo projeto, que busca a inclusão e a dignidade. Portanto, a alternativa CORRETA é: C) Priorizar a participação de pessoas idosas em políticas sociais públicas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos. Com relação ao que será efetivado no Estatuto do Idoso, com base no direito à saúde, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, inclusive para idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e eventualmente conveniadas com o Poder Público, nos meios urbano e rural.
Reabilitação orientada pela geriatria e gerontologia, para redução das sequelas decorrentes do agravo da saúde.
Os idosos precisam adquirir medicamentos com recurso próprio, uma vez que não foi contemplado.
De acordo com a mudança, ocorrida no estatuto em julho de 2017 'dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de 80 anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos'. Além disso, ficou determinado que, 'em todo atendimento de saúde, os maiores de 80 anos terão preferência especial sobre os demais idosos, exceto em caso de emergência'. E que, 'dentre os processos de idosos, dar-se-á prioridade especial aos maiores de 80 anos'.
A V-F-V-F.
B F-F-V-V.
C F-V-F-V.
D V-V-F-V.

Estatísticas indicam que o envelhecimento da população, juntamente a fatores socioeconômicos e culturais, contribui para o aumento da violência ao idoso. É um problema complexo, muitas vezes velado, que requer ações coordenadas e eficazes por parte dos governos, das comunidades e da sociedade em geral. Para isso, o atendimento adequado ao idoso vítima de violência requer uma preparação dos diferentes profissionais, incluindo a área social e do direito, para identificação, prevenção e intervenção nos casos de maus-tratos e negligência a uma pessoa idosa. Fonte: BARROSO, B. de Assistência de Enfermagem na Saúde do Idoso. Indaial: UNIASSELVI, 2022. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O enfermeiro deve conhecer a política nacional do idoso e o Estatuto do Idoso para promover os direitos da pessoa idosa e protegê-la.
Para realizar o atendimento adequado à pessoa idosa vítima de violência, o enfermeiro precisa entender o processo de agressão e incentivar as vítimas a realizar denúncias.
O atendimento ao idoso vítima de violência não exige preparação dos profissionais de diferentes áreas, incluindo social e direito, para identificação, prevenção e intervenção nos casos de maus-tratos e negligência.
Durante a anamnese do paciente idoso, a equipe de Enfermagem deve proporcionar segurança e liberdade para que ele possa relatar o ocorrido e identificar o agressor, contribuindo para notificação da violência e desenvolvimento de programas específicos.
A V-F-V-F.
B V-V-F-V.
C F-V-V-F.
D F-V-F-V.

Mais conteúdos dessa disciplina