Buscar

APOL05 -UNINTER

1-Diferentes espécies de estruturas organizacionais foram necessárias para tocar diferentes estratégias e enfrentar diferentes ambientes. Ao idealizar a teoria contingencial, Lawrence e Lorsch (1973, p. 234) enfatizam que ela está pautada no “exame da interação entre qualquer parte principal de uma empresa e os aspectos relevantes de seu ambiente externo”.
Considerando a teoria contingencial, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Durante todo o tempo em que uma empresa pertence a uma indústria cujos mercados, fontes de matérias-primas e processos produtivos permanecem invariáveis, são poucas as decisões empresariais... mas quando a tecnologia, mercado e fontes de suprimento mudam rapidamente, os defeitos da estrutura se tornam evidentes”.
PORQUE
Diferentes ambientes levam as empresas a adotar novas estratégias e as novas estratégias exigem diferentes estruturas organizacionais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A( )As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B( )As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C( )A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D( )A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E( )As asserções I e II são proposições falsas.

2-Considere os conceitos relacionados à produção “Just-in-case” e assinale a frase que demonstra esse processo produtivo.
A( )Nesta fábrica a produção depende de diversos fatores. Entre eles, caso estejamos produzindo, a reposição de estoque acontece em tempo real.
B( )As caixas de peças estão sempre abastecidas, o que demonstra uma efetividade neste processo de fabricação, sempre constante e dependente de pedidos.
C( )Temos um problema. O fornecedor de engrenagens teve um acidente e comprometerá uma das linhas de produção pelas próximas horas, dada a falta do produto.
D( )A matéria prima chegou como de costume, assim, estamos em uma situação tranquila quanto ao procedimento de produção, ou seja, se precisar, teremos estoque para produzir.

3-(Adaptado do Provão 1997)
A partir da Teoria da Contingência, a variável tecnologia assume um importante papel na teoria administrativa. Esta abordagem propõe uma tipologia que identifica três tipos de tecnologias, de acordo com seu arranjo dentro da organização: tecnologia de elos em sequência, mediadora e intensiva.
Considerando a tipologia de tecnologia, avalie as afirmações abaixo.
I. Uma linha de montagem de produção em massa demanda uma tecnologia de sequência de elos encadeados e interdependentes.
II. Uma agência de propaganda vende tempo e espaço, ligando os veículos às demais organizações e, por isto, demanda uma tecnologia mediadora.
III. Um hospital representa a focalização de uma ampla variedade de habilidades e especializações sobre um único cliente e, por isto, exige uma tecnologia intensiva.
É correto o que se afirma em:
A( )I, apenas.
B( )III, apenas.
C( )I e II, apenas.
D( )II e III, apenas.
E( )I, II e III.
4-Processos de produção Lean utilizam diversas ferramentas e métodos de tratamento e movimento de estoques. Um dos métodos muito conhecidos é o Push ou empurrado na sua tradução usual. Assim, avalie as opções abaixo e assinale a alternativa correta que exemplifica esse método empurrado de produção.
I. Às quatro horas da manhã o padeiro começa a produção de pães, para que às 7h da manhã, em ponto, os pães já estejam disponíveis aos clientes.
II. Nossos clientes estão sempre bem abastecidos. Basta pedir a bicicleta que quiser que entregamos no ato, claro, qualquer uma que tenhamos disponível.
III. Não há problemas no atendimento desta loja de esportes online. Todo e qualquer equipamento que você precisar, poderá adquirir sem problemas. O prazo de entrega geralmente não ultrapassa duas semanas.
IV. A Amazon tem um estoque gigantesco, dada a variedade de produtos que entrega. Um deles são os livros impressos. O estoque está sempre sendo reposto a cada novo pedido.
A( )Apenas as alternativas I e II estão corretas.
B( )Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
C( )Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
D( )Apenas as alternativas II e III estão corretas.

5-A cultura japonesa é fortemente pautada no espírito de equipe, princípios de disciplina e ética das relações. Esta combinação possibilitou organizações com objetivos compartilhados entre seus membros e coesas, diferentemente da cultura individualista presente nos países ocidentais.
Considerando o texto acima e a influência da cultura japonesa no modelo Toyota de produção, avalie as afirmações abaixo.
I. A eliminação do desperdício, os japoneses aliaram outro ingrediente importante do modelo de administração: o trabalho em equipe. A cultura japonesa apresenta forte senso de coletividade, que ajuda a criar um senso de interdependência entre as pessoas.
II. A sociedade japonesa é individualista, o que permite que o indivíduo passe a pensar mais nos outros do que em si.
III. O fato de estar em grupo permite que as pessoas se sintam inseguras, isoladas para que consigam eliminar o desperdício na produção.
A( )I, apenas.
B( )III, apenas.
C( )I e II, apenas.
D( )II e III, apenas.
E( )I, II e III.

💡 5 Respostas

User badge image

miriam

 A minha ficou assim 1-A 2-d 3-E 4-B(ACHO) 5-A

VEJAM SE CONCORDAM, AINDA NÃO ENTREGUEI

1
Dislike0
User badge image

Francinete Azevedo

Miriam só a tua questão 4 

1
Dislike0
User badge image

Francinete Azevedo

que não estava marcado certo, a letra correta é "A"... as demais questões estão certa as alternativas. 1-A; 2-D; 3-E; 4-A e 5-A.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais