Buscar

Apol 5 - questões

Questão 1/5

A Teoria Contingencial apresenta como principal característica o fato de considerar as empresas como um sistema aberto, e, as organizações têm uma interação entre si e o ambiente.

Considerando a teoria contingencial, avalie as afirmações abaixo.

I. Propõe que as organizações não conseguem alcançar eficácia a partir de um único modelo organizacional.

II. Segundo essa teoria, variações no ambiente externo das empresas e a descoberta de novas tecnologias influenciam diretamente a estrutura organizacional.

III. A partir da descoberta das organizações mecanísticas e orgânicas, verificou-se que a primeira operava em um ambiente instável, enquanto a segunda, em um ambiente estável.

 

É correto o que se afirma em:

A

I, apenas.

B

III, apenas.

C

I e II, apenas.

D

II e III, apenas.

E

I, II e III.

Processos de produção Lean utilizam diversas ferramentas e métodos de tratamento e movimento de estoques. Um dos métodos muito conhecidos é o Push ou empurrado na sua tradução usual. Assim, avalie as opções abaixo e assinale a alternativa correta que exemplifica esse método empurrado de produção.

 I. Às quatro horas da manhã o padeiro começa a produção de pães, para que às 7h da manhã, em ponto, os pães já estejam disponíveis aos clientes.

II. Nossos clientes estão sempre bem abastecidos. Basta pedir a bicicleta que quiser que entregamos no ato, claro, qualquer uma que tenhamos disponível.

III. Não há problemas no atendimento desta loja de esportes online. Todo e qualquer equipamento que você precisar, poderá adquirir sem problemas. O prazo de entrega geralmente não ultrapassa duas semanas.

IV. A Amazon tem um estoque gigantesco, dada a variedade de produtos que entrega. Um deles são os livros impressos. O estoque está sempre sendo reposto a cada novo pedido.

A
Apenas as alternativas I e II estão corretas.
B
Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
C
Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
D
Apenas as alternativas II e III estão corretas.

Diante da escassez de recursos causada pela Segunda Guerra Mundial o modelo fordista era inviável de ser aplicado, a Toyota precisava simplificar e modificar o sistema de Ford. Dessa forma, nasceu o elemento básico do sistema toyotista: a eliminação de desperdícios.

Analise principais ideias para a eliminação do desperdício do sistema Toyota, e enumere na ordem sequencial:

 I - Just in time.

II - Kanban.

III. Kaizen.

 

( ) São sinais visuais que informam o estágio em que está o produto na linha de produção.

( ) Visa a diminuição dos estoques, pois alinha a produção dos fornecedores com a produção para os clientes.

( ) É a melhoria contínua de todos os processos e atividades que resultam no produto final até sua entrega ao cliente.

Agora, marque a sequência correta:

A

I, II, III.

B

I, III, II.

C

II, I, III.

D

) III, I, II.

E

III, II, I.

 

Com base nas características de uma organização de sistema aberto em relação ao ambiente, assinale a alternativa correta à frase que identifica esse tipo de empresa.
A
Após tantos anos à frente do mercado, iniciamos nosso processo de internacionalização, embora em países pouco desenvolvidos, mas seremos referência em negócios e isso é o que importa.
B

Empresas fortes são feitas de pessoas fortes e de características firmes. A formação também é muito importante. Por isso, não contrataremos pessoas próximas à nossa região.

C

Temos nossos produtos bem representados no mercado, local, e embora não tenhamos um departamento de pesquisa e desenvolvimento, monitoramos constantemente os impactos que causamos.

D

Somos uma empresa socialmente responsável. Seguimos todas as leis impostas na condição de meio ambiente. Temos um sistema de atendimento ao cliente, embora não gere nenhum resultado.

Diferentes espécies de estruturas organizacionais foram necessárias para tocar diferentes estratégias e enfrentar diferentes ambientes. Ao idealizar a teoria contingencial, Lawrence e Lorsch (1973, p. 234) enfatizam que ela está pautada no “exame da interação entre qualquer parte principal de uma empresa e os aspectos relevantes de seu ambiente externo”.

Considerando a teoria contingencial, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

 

Durante todo o tempo em que uma empresa pertence a uma indústria cujos mercados, fontes de matérias-primas e processos produtivos permanecem invariáveis, são poucas as decisões empresariais... mas quando a tecnologia, mercado e fontes de suprimento mudam rapidamente, os defeitos da estrutura se tornam evidentes”.

 

PORQUE

 

Diferentes ambientes levam as empresas a adotar novas estratégias e as novas estratégias exigem diferentes estruturas organizacionais.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E

As asserções I e II são proposições falsas.

💡 19 Respostas

User badge image

Thiago Martins

a questao 1 e a letra c

1
Dislike0
User badge image

miriam

A questão 5 é letra A.

1
Dislike0
User badge image

MARIA SILVA

A QUESTÃO 2 QUE FALA DA PRODUÇÃO DE LEAN ALGUEM SABE ARESPOSTA??

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais