APOL 5 - ADMINISTRAÇÃO - VAMOS NOS AJUDAR?

APOL 5

 

Questão 1/5 - Processos de produção Lean utilizam diversas ferramentas e métodos de tratamento e movimento de estoques. Um dos métodos muito conhecidos é o Push ou empurrado na sua tradução usual. Assim, avalie as opções abaixo e assinale a alternativa correta que exemplifica esse método empurrado de produção.

 I. Às quatro horas da manhã o padeiro começa a produção de pães, para que às 7h da manhã, em ponto, os pães já estejam disponíveis aos clientes.

II. Nossos clientes estão sempre bem abastecidos. Basta pedir a bicicleta que quiser que entregamos no ato, claro, qualquer uma que tenhamos disponível.

III. Não há problemas no atendimento desta loja de esportes online. Todo e qualquer equipamento que você precisar, poderá adquirir sem problemas. O prazo de entrega geralmente não ultrapassa duas semanas.

IV. A Amazon tem um estoque gigantesco, dada a variedade de produtos que entrega. Um deles são os livros impressos. O estoque está sempre sendo reposto a cada novo pedido.

A

Apenas as alternativas I e II estão corretas.

B

Apenas as alternativas III e IV estão corretas.

C

Apenas as alternativas I e IV estão corretas.

D

Apenas as alternativas II e III estão corretas.

 

Questão 2/5 - Diante da escassez de recursos causada pela Segunda Guerra Mundial o modelo fordista era inviável de ser aplicado, a Toyota precisava simplificar e modificar o sistema de Ford. Dessa forma, nasceu o elemento básico do sistema toyotista: a eliminação de desperdícios.

Analise principais ideias para a eliminação do desperdício do sistema Toyota, e enumere na ordem sequencial:

 I - Just in time. / II - Kanban. / III. Kaizen.

( ) São sinais visuais que informam o estágio em que está o produto na linha de produção.

( ) Visa a diminuição dos estoques, pois alinha a produção dos fornecedores com a produção para os clientes.

( ) É a melhoria contínua de todos os processos e atividades que resultam no produto final até sua entrega ao cliente.

Agora, marque a sequência correta:

A

I, II, III.

B

I, III, II.

C

II, I, III.

D

) III, I, II.

E

III, II, I.

 

Questão 3/5 - Diferentes espécies de estruturas organizacionais foram necessárias para tocar diferentes estratégias e enfrentar diferentes ambientes. Ao idealizar a teoria contingencial, Lawrence e Lorsch (1973, p. 234) enfatizam que ela está pautada no “exame da interação entre qualquer parte principal de uma empresa e os aspectos relevantes de seu ambiente externo”.

Considerando a teoria contingencial, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

 Durante todo o tempo em que uma empresa pertence a uma indústria cujos mercados, fontes de matérias-primas e processos produtivos permanecem invariáveis, são poucas as decisões empresariais... mas quando a tecnologia, mercado e fontes de suprimento mudam rapidamente, os defeitos da estrutura se tornam evidentes”.

 PORQUE

 Diferentes ambientes levam as empresas a adotar novas estratégias e as novas estratégias exigem diferentes estruturas organizacionais.

 A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 4/5 - De acordo com a teoria da contingência os acontecimentos das atividades organizacionais não dependem apenas da organização, mas também das contingências ocorridas em seu ambiente.

 Sobre o contexto acima apresentado, análise as assertivas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta elementos da teoria contingencial.

I. As ocorrências enfrentadas pelas organizações são fixas, por isso podemos usar o mesmo repertório de respostas utilizadas em experiências anteriores.

II. São os recursos internos e a capacidade gerencial, exclusivamente, que definirem as ações a serem tomadas nas organizações.

III. A situação configurada é que determinará a ação a ser tomada, mas, para isso, os gestores precisam ter visão ampla e postura desenvolta e maleável a fim de se adequarem às novas situações.

A

Apenas a assertiva I está correta.

B

Apenas a assertiva II está correta.

C

Apenas a assertiva III está correta.

D

As assertivas II e III estão corretas.

E

As assertivas I e II estão corretas.

 

 

Questão 5/5 - Com base nas características de uma organização de sistema aberto em relação ao ambiente, assinale a alternativa correta à frase que identifica esse tipo de empresa.

A

Após tantos anos à frente do mercado, iniciamos nosso processo de internacionalização, embora em países pouco desenvolvidos, mas seremos referência em negócios e isso é o que importa.

B

Empresas fortes são feitas de pessoas fortes e de características firmes. A formação também é muito importante. Por isso, não contrataremos pessoas próximas à nossa região.

C

Temos nossos produtos bem representados no mercado, local, e embora não tenhamos um departamento de pesquisa e desenvolvimento, monitoramos constantemente os impactos que causamos.

D

Somos uma empresa socialmente responsável. Seguimos todas as leis impostas na condição de meio ambiente. Temos um sistema de atendimento ao cliente, embora não gere nenhum resultado.

 

#administração
#APOL5
Disciplina:Administração1.519 materiais