Considerando as informações fornecidas e o conteúdo estudado sobre fisiologia muscular:
1. EXPLIQUE como a toxina botulínica afeta a transmissão do impulso nervoso na junção neuromuscular e por que isso leva à fraqueza muscular.
2. A função das proteínas contráteis (actina, miosina, tropomiosina e troponina) se relaciona com o mecanismo de encurtamento do sarcômero. Considerando isso, EXPLIQUE por que, na ausência de acetilcolina, esse processo não é desencadeado.
3. COMPARE as características da musculatura esquelética envolvida na corrida com as da musculatura respiratória e cardíaca, destacando como cada uma mantém sua função durante o exercício e quais seriam os riscos caso a toxina botulínica atingisse esses músculos.
Referências complementares para realizar essa atividade:
CROWNER, B. E. et al. Systemic weakness after therapeutic injections of botulinum toxin a: a case series and review of the literature. Clinical neuropharmacology, v. 33, n. 5, p. 243-247, 2010. Disponível em https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC3563356/. Acesso em: 4 set. 2025 (ao clicar com o botão direto, é possível ativar a tradução para o português, se necessário).
SILVA, M. F. P. T. B. da. Fisiologia humana. Florianópolis: Arqué, 2023.
SILVERTHORN, D. U. Fisiologia humana. 7. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2017. E-book. p. 536.
Ed
anteontem
Você precisa criar uma nova pergunta.