Logo Passei Direto
Buscar
A combinação mais comum de corantes usada em Histologia e Histopatologia é a técnica da Hematoxilina e Eosina. De acordo com a afinidade tintorial às estruturas celulares e com a coloração de cada solução corante, analise as afirmativas apresentadas a seguir e assinale a CORRETA:
Escolha uma opção:
a. A hematoxilina reage como um corante ácido, corando estruturas nucleares e algumas organelas, as quais adquirem coloração vermelha ou rósea forte.
b. A eosina é um corante ácido que cora estruturas citoplasmáticas, parede celular e fibras extracelulares, as quais adquirem coloração amarelo ouro.
c. A hematoxilina reage como um corante básico, corando estruturas nucleares e algumas organelas, com coloração azul-púrpura.
d. A hematoxilina reage como um corante ácido, corando parede celular e fibras extracelulares, com coloração verde clara.
e. A eosina é um corante ácido que cora estruturas nucleares e ribossomas, em coloração azul-púrpura.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à coloração proporcionada pela Hematoxilina e Eosina: a) A hematoxilina reage como um corante ácido, corando estruturas nucleares e algumas organelas, as quais adquirem coloração vermelha ou rósea forte. - Incorreta. A hematoxilina é um corante básico e não ácido, e as estruturas que ela cora geralmente adquirem coloração azul-púrpura. b) A eosina é um corante ácido que cora estruturas citoplasmáticas, parede celular e fibras extracelulares, as quais adquirem coloração amarelo ouro. - Parcialmente correta, mas a coloração típica da eosina é mais rosa do que amarelo ouro. c) A hematoxilina reage como um corante básico, corando estruturas nucleares e algumas organelas, com coloração azul-púrpura. - Correta. A hematoxilina é um corante básico que cora estruturas nucleares, resultando em coloração azul-púrpura. d) A hematoxilina reage como um corante ácido, corando parede celular e fibras extracelulares, com coloração verde clara. - Incorreta. Novamente, a hematoxilina é um corante básico e não ácido. e) A eosina é um corante ácido que cora estruturas nucleares e ribossomas, em coloração azul-púrpura. - Incorreta. A eosina é um corante ácido, mas ela não cora estruturas nucleares; ela cora principalmente o citoplasma e as estruturas extracelulares, resultando em coloração rosa. Portanto, a alternativa correta é: c) A hematoxilina reage como um corante básico, corando estruturas nucleares e algumas organelas, com coloração azul-púrpura.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Os epitélios glandulares ou epitélios secretores constituem uma divisão do , especializados em secreção celular (armazenada em grânulos de secreção), possuem as mesmas características de células do.
Existem parâmetros para classificar os diferentes tipos de glandular como: Quanto à forma como estas glândulas liberam suas secreções para o corpo (endócrinas e exócrina) e quanto ao número de células (unicelular e pluricelular). Em relação às glândulas exócrinas, as mesmas são classificadas, principalmente, pelos seguintes parâmetros: quanto à natureza da secreção, ao modo de secreção, ao tipo de ducto e forma da porção secretora. Analise as afirmativas a seguir a respeito do glandular.
I. Glândulas sudoríparas são exemplos de glândula exócrina. Esse tipo de glândula mantém uma comunicação com o epitélio por meio de um ducto ou canal, que permite a liberação da secreção.
II. A paratireoide é um exemplo de glândula endócrina. Esse tipo de glândula não possui uma comunicação com o epitélio por meio de um ducto ou canal. A secreção dessa glândula é liberada para os vasos sanguíneos.
III. A tireoide é um exemplo de glândula endócrina. Esse tipo de glândula não possui uma comunicação com o epitélio por meio de um ducto ou canal. A secreção produzida e liberada para sangue é chamada de hormônio como o T3 e T4.
IV. As glândulas mamárias são apócrinas, secretam o que produzem e parte do citoplasma da própria célula. Já as glândulas sebáceas são holócrinas, secretam o que produzem e são lançadas juntamente com a secreção, sofrendo apoptose.
a. I e II.
b. II e III.
c. I, II, III.
d. I, II, IV.
e. I, II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina