Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
O uso de aditivos alimentares é justificado por razões tecnológicas, sanitárias ou sensoriais, desde que sejam utilizados aditivos autorizados em concentrações adequadas, cuja ingestão diária não exceda os valores de Ingestão Diária Aceitável (IDA) recomendados e que atendam às exigências de pureza estabelecidas. A Anvisa também proíbe o uso de aditivos alimentares quando houver evidências ou suspeitas de que o aditivo não é seguro para o consumo humano, quando interferir de forma desfavorável no valor nutritivo do alimento, quando for utilizado para encobrir falhas no processamento ou nas técnicas de manipulação, quando ocultar alterações ou adulterações da matéria-prima ou do produto, ou quando induzir o consumidor a erro, engano ou confusão (Brasil, 1997).
De acordo com o texto, o uso de aditivos alimentares é proibido quando:
A Existirem evidências ou suspeitas de que o aditivo possa ser prejudicial à saúde humana.
B O aditivo estiver dentro dos padrões de pureza exigidos pela legislação.
C O aditivo for utilizado para melhorar a crocância de alimentos processados.
D O aditivo for aprovado em países estrangeiros e reconhecido internacionalmente.
E O aditivo aumentar a validade do produto sem alterar o sabor original.
User badge image
Desvendando com Questões

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Vamos analisar as alternativas com base no texto apresentado: A) Existirem evidências ou suspeitas de que o aditivo possa ser prejudicial à saúde humana. - Esta opção está de acordo com o que o texto menciona, pois a Anvisa proíbe o uso de aditivos quando há evidências ou suspeitas de que não são seguros. B) O aditivo estiver dentro dos padrões de pureza exigidos pela legislação. - Esta opção não é correta, pois o texto afirma que o uso é permitido quando os aditivos atendem a esses padrões, não que sejam proibidos. C) O aditivo for utilizado para melhorar a crocância de alimentos processados. - O texto não menciona que o uso de aditivos para melhorar a crocância é proibido, então essa opção não é válida. D) O aditivo for aprovado em países estrangeiros e reconhecido internacionalmente. - O texto não aborda a aprovação em outros países como um critério para proibição, portanto, essa opção não é correta. E) O aditivo aumentar a validade do produto sem alterar o sabor original. - O texto não menciona que isso é uma razão para proibição, então essa opção também não é válida. Diante da análise, a alternativa correta é: A) Existirem evidências ou suspeitas de que o aditivo possa ser prejudicial à saúde humana.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A qualidade microbiológica dos alimentos está condicionada, primeiro, à quantidade e ao tipo de microrganismos inicialmente presentes (contaminação inicial) e, depois, à multiplicação desses germes no alimento. A qualidade das matérias-primas e a higiene (de ambientes, manipuladores e superfícies) representam a contaminação inicial. O tipo de alimento e as condições ambientais regulam a multiplicação. Os fatores inerentes ao alimento podem ser também chamados de parâmetros intrínsecos, como o pH e a atividade de água (Aa) e aqueles inerentes ao ambiente de parâmetros extrínsecos, como a temperatura, a umidade relativa (UR) e a presença de gases.
Com base no exposto, sobre os fatores que interferem na atividade microbiana, analise as afirmativas a seguir:
I. A temperatura ótima para o crescimento de um microrganismo é aquela em que ele cresce de forma mais rápida.
II. A concentração de íons hidrogênio, que define o pH dos alimentos, afeta o crescimento e a sobrevivência dos microrganismos.
III. A atividade de água é um dos fatores determinantes para a conservação, pois o conteúdo de água de um alimento está diretamente relacionado à composição do alimento, sua estabilidade e qualidade.
IV. O potencial de oxidoredução é a capacidade de os substratos trocarem elétrons, em que compostos oxidados têm um potencial positivo, enquanto compostos reduzidos têm um potencial negativo.
A II e IV, apenas.
B III e IV, apenas.
C I, II, III e IV.
D I, II e III, apenas.
E I, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina