Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
As enzimas peroxidase e polifenoloxidase são responsáveis pelo escurecimento de frutas, vegetais e seus produtos processados. Por isso, o controle dessas atividades enzimáticas é fundamental durante o processamento das matérias-primas na tecnologia de alimentos. A atividade contínua dessas enzimas pode provocar alterações na cor, variações no aroma, mudanças no valor nutricional, como a redução do teor de vitaminas, além de modificações na textura (Clemente; Pastore, 1998).
Diante desse contexto, assinale a alternativa correta que descreve a consequência direta da atividade contínua das enzimas peroxidase e polifenoloxidase em frutas e vegetais:
A Alterações na cor e redução do teor de vitaminas.
B Diminuição da atividade enzimática ao longo do tempo.
C Alterações de cor e melhora na conservação.
D Aumento do teor de açúcares no produto.
E Aumento da acidez dos produtos processados.
User badge image
Desvendando com Questões

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Vamos analisar as alternativas com base no que foi apresentado sobre as enzimas peroxidase e polifenoloxidase e suas consequências: A) Alterações na cor e redução do teor de vitaminas. - Esta alternativa está correta, pois a atividade dessas enzimas está diretamente relacionada ao escurecimento e à redução de vitaminas. B) Diminuição da atividade enzimática ao longo do tempo. - Isso não é uma consequência direta da atividade contínua das enzimas, mas sim uma observação geral que pode ocorrer em outros contextos. C) Alterações de cor e melhora na conservação. - As alterações de cor são verdadeiras, mas a atividade dessas enzimas geralmente não melhora a conservação; pelo contrário, pode prejudicá-la. D) Aumento do teor de açúcares no produto. - Não é uma consequência direta da atividade dessas enzimas. E) Aumento da acidez dos produtos processados. - Isso não está relacionado diretamente à atividade das enzimas mencionadas. Portanto, a alternativa correta que descreve a consequência direta da atividade contínua das enzimas peroxidase e polifenoloxidase em frutas e vegetais é: A) Alterações na cor e redução do teor de vitaminas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A qualidade microbiológica dos alimentos está condicionada, primeiro, à quantidade e ao tipo de microrganismos inicialmente presentes (contaminação inicial) e, depois, à multiplicação desses germes no alimento. A qualidade das matérias-primas e a higiene (de ambientes, manipuladores e superfícies) representam a contaminação inicial. O tipo de alimento e as condições ambientais regulam a multiplicação. Os fatores inerentes ao alimento podem ser também chamados de parâmetros intrínsecos, como o pH e a atividade de água (Aa) e aqueles inerentes ao ambiente de parâmetros extrínsecos, como a temperatura, a umidade relativa (UR) e a presença de gases.
Com base no exposto, sobre os fatores que interferem na atividade microbiana, analise as afirmativas a seguir:
I. A temperatura ótima para o crescimento de um microrganismo é aquela em que ele cresce de forma mais rápida.
II. A concentração de íons hidrogênio, que define o pH dos alimentos, afeta o crescimento e a sobrevivência dos microrganismos.
III. A atividade de água é um dos fatores determinantes para a conservação, pois o conteúdo de água de um alimento está diretamente relacionado à composição do alimento, sua estabilidade e qualidade.
IV. O potencial de oxidoredução é a capacidade de os substratos trocarem elétrons, em que compostos oxidados têm um potencial positivo, enquanto compostos reduzidos têm um potencial negativo.
A II e IV, apenas.
B III e IV, apenas.
C I, II, III e IV.
D I, II e III, apenas.
E I, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina