Buscar

Diferença entre endosporo maduro, célula vegetativa e germinação em bactérias?

💡 7 Respostas

User badge image

Kairo Ribeiro de Carvalho

Andressa,

Endosporo: é uma forma de sobrevivência que as bactérias encontram na escassez de nutrientes. Assim, qndo se encontrarem em meio propício, saem de sua FORMA VEGETATIVA, e se tornam uma bactéria completa. Talvez seja isso que queira dizer com "germinação bacteriana". Além disso, crianças menores de 4 anos não podem ingerir mel de abelha porque pode conter endosporo e, consequentemente, ter problemas de saúde. Se quiser, pesquise na net sobre isso. É uma lembrança que tenho qndo estudei micro básica. Abraços. Bons estudos!

3
Dislike2
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa questão devemos colocar em prática nossos conhecimentos sobre Microbiologia Veterinária.


Certas espécies de bactérias, quando submetidas a condições ambientais desfavoráveis, são capazes de formar estruturas denominadas esporos, ou endósporos, para sobreviver a essas condições adversas. Com o fim da situação desfavorável, o esporo se reidrata, ocorre a germinação da bactéria e ela volta ao seu estado vegetativo.


Portanto, algumas espécies de bactérias, quando submetidas a condições ambientais desfavoráveis, são capazes de formar estruturas denominadas esporos, esses por sua vez, podem voltar a ser células vegetativas por meio da germinação da bactéria.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa questão devemos colocar em prática nossos conhecimentos sobre Microbiologia Veterinária.


Algumas espécies de bactérias, quando submetidas a condições ambientais desfavoráveis, são capazes de formar estruturas denominadas esporos, ou endósporos (do grego, endos, dentro), por um processo denominado esporulação, ou esporogênese. Um esporo resulta de desidratação da célula bacteriana e da formação de uma parede grossa e resistente em todo o citoplasma desidratado. Dessa forma, o esporo consegue suspender completamente a sua atividade metabólica, sobrevivendo a situações adversas como calor intenso e falta de água.

No processo de formação do esporo, o cromossomo duplica-se e uma das cópias cromossômicas produzidas é isolada do restante da célula e envolta por uma membrana plasmática. Após isso, há a formação de uma grossa parede em torno dessa membrana, constituindo o esporo (assim chamado porque se forma dentro da célula). A outra porção do conteúdo celular é degradada e a parede é rompida, libertando o esporo. Em ambiente propício, o esporo se reidrata, reconstituindo uma nova bactéria, que passa a reproduzir-se por reprodução binária, ou seja, os esporos germinam e originam populações de bactérias, que produzem a toxina botulínica, por exemplo.


Portanto, algumas espécies de bactérias, quando submetidas a condições ambientais desfavoráveis, são capazes de formar estruturas denominadas esporos, ou endósporos por um processo denominado esporulação, ou esporogênese.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais