Logo Passei Direto
Buscar
A consulta de enfermagem faz parte da estratégia dirigida a grupos de risco que propõe uma adequada intervenção educativa em indivíduos com valores de PA limítrofes, que estão mais predispostos à hipertensão. As medidas são equivalentes às propostas para tratamento não medicamentoso da HAS. Nesse contexto, a consulta de enfermagem objetiva promover a educação em saúde para a prevenção primária da doença, por meio do estímulo à adoção de hábitos saudáveis de vida, e também de avaliar e estratificar o risco para as doenças cardiovasculares.
Em relação à estratificação de risco, analise as afirmativas a seguir: I. Na consulta de enfermagem deve-se, na prevenção primária da HAS, controlar os seus fatores de risco, como a sobrecarga na ingestão de sal, o excesso de adiposidade, especialmente na cintura abdominal, o abuso de álcool, entre outros. II. Pesquisar a presença de lesões em órgãos-alvo ou doenças cardiovasculares como a hipertrofia ventricular esquerda; angina ou infarto prévio do miocárdio; revascularização miocárdica prévia e insuficiência cardíaca. III. Nas ações coletivas, o profissional poderá atuar com estratégias de ações educativas coletivas, com a população em geral orientando a restrição à adição de sal na preparação de alimentos, na identificação da quantidade de sal e/ou sódio presente nos alimentos industrializados. IV. A avaliação do risco de Framingham pode ser utilizada por profissionais de enfermagem da atenção primária para avaliar o risco global de desenvolver uma doença cardiovascular. Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s):
I. Na consulta de enfermagem deve-se, na prevenção primária da HAS, controlar os seus fatores de risco, como a sobrecarga na ingestão de sal, o excesso de adiposidade, especialmente na cintura abdominal, o abuso de álcool, entre outros.
II. Pesquisar a presença de lesões em órgãos-alvo ou doenças cardiovasculares como a hipertrofia ventricular esquerda; angina ou infarto prévio do miocárdio; revascularização miocárdica prévia e insuficiência cardíaca.
III. Nas ações coletivas, o profissional poderá atuar com estratégias de ações educativas coletivas, com a população em geral orientando a restrição à adição de sal na preparação de alimentos, na identificação da quantidade de sal e/ou sódio presente nos alimentos industrializados.
IV. A avaliação do risco de Framingham pode ser utilizada por profissionais de enfermagem da atenção primária para avaliar o risco global de desenvolver uma doença cardiovascular.
a. I, II e III.
b. I, II, III e IV.
c. III e IV.
d. I, II e IV.
e. II e IV.
User badge image
ServicoSocializando

há 7 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 dias

Vamos analisar cada afirmativa: I. Na consulta de enfermagem deve-se, na prevenção primária da HAS, controlar os seus fatores de risco, como a sobrecarga na ingestão de sal, o excesso de adiposidade, especialmente na cintura abdominal, o abuso de álcool, entre outros. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois aborda fatores de risco relevantes para a hipertensão arterial sistêmica (HAS). II. Pesquisar a presença de lesões em órgãos-alvo ou doenças cardiovasculares como a hipertrofia ventricular esquerda; angina ou infarto prévio do miocárdio; revascularização miocárdica prévia e insuficiência cardíaca. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a pesquisa de lesões em órgãos-alvo é importante na avaliação do risco cardiovascular. III. Nas ações coletivas, o profissional poderá atuar com estratégias de ações educativas coletivas, com a população em geral orientando a restrição à adição de sal na preparação de alimentos, na identificação da quantidade de sal e/ou sódio presente nos alimentos industrializados. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a educação em saúde é uma parte fundamental da prevenção. IV. A avaliação do risco de Framingham pode ser utilizada por profissionais de enfermagem da atenção primária para avaliar o risco global de desenvolver uma doença cardiovascular. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a avaliação de risco de Framingham é uma ferramenta reconhecida para essa finalidade. Como todas as afirmativas (I, II, III e IV) estão corretas, a alternativa correta é: b) I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O termo diabetes melito (DM) refere-se a um transtorno metabólico de etiologias heterogêneas, caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou da ação da insulina. O diagnóstico baseia-se na detecção da hiperglicemia.
Pela Sociedade Brasileira de Diabetes (2017) analise os exames para a detecção da diabetes: I. Glicemia casual com valor maior ou igual a 200 mg/dL na presença de sintomas de hiperglicemia. II. Glicemia de jejum alterada, com valores entre 110 mg/dL e 125 mg/dL. III. Teste de tolerância à glicose com sobrecarga de 75 g em duas horas (TTG) com uma glicemia de duas horas pós-sobrecarga maior ou igual a 200 mg/dL é indicativa de diabetes. IV. Hemoglobina glicada (HbA1c) com valores maiores ou iguais a 6,5%. Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s):
I. Glicemia casual com valor maior ou igual a 200 mg/dL na presença de sintomas de hiperglicemia.
II. Glicemia de jejum alterada, com valores entre 110 mg/dL e 125 mg/dL.
III. Teste de tolerância à glicose com sobrecarga de 75 g em duas horas (TTG) com uma glicemia de duas horas pós-sobrecarga maior ou igual a 200 mg/dL é indicativa de diabetes.
IV. Hemoglobina glicada (HbA1c) com valores maiores ou iguais a 6,5%.
a. As afirmativas II, III e IV estão corretas.
b. As afirmativas I, II e IV estão corretas.
c. A afirmativa I está correta.
d. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
e. As afirmativas I, III e IV estão corretas.

No país, os fatores de risco para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são monitorados por meio de diferentes inquéritos de saúde, com destaque para o monitoramento realizado pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico - (Vigitel), onde a vigilância epidemiológica de DCNT é de responsabilidade da coordenação-geral de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e promoção da saúde do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS); e essa vigilância se configura como um conjunto de ações e processos que permitem conhecer a ocorrência, a magnitude e a distribuição das DCNT e de seus principais fatores de risco no país, bem como identificar os seus determinantes e condicionantes econômicos, sociais e ambientais. Além disso, uma das ações da vigilância de DCNT é caracterizar a tendência temporal das DCNT. Essas ações são fundamentais para o planejamento, o monitoramento e a avaliação das ações de cuidado integral e das políticas públicas de prevenção e controle das DCNT no Brasil.
Os componentes essenciais da vigilância de DCNT englobam: I. Monitoramento dos fatores de risco. II. Monitoramento da morbidade e mortalidade das DCNT. III. Monitoramento e avaliação das ações de assistência à saúde. IV. Monitoramento e avaliação das ações de promoção da saúde. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I. Monitoramento dos fatores de risco.
II. Monitoramento da morbidade e mortalidade das DCNT.
III. Monitoramento e avaliação das ações de assistência à saúde.
IV. Monitoramento e avaliação das ações de promoção da saúde.
a. Todas as afirmativas estão incorretas.
b. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
c. As afirmativas I, II e III estão corretas.
d. A afirmativa IV está correta.
e. Apenas a afirmativa II está correta.

A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) é um compromisso firmado pelo Ministério da Saúde, com objetivos visando à promoção da saúde da população negra, considerando que as iniquidades em saúde são resultados de injustos processos socioeconômicos e culturais.
Em relação ao objetivo geral da Política Nacional de Saúde da População Negra, assinale a alternativa adequada.
a. Identificar as necessidades de saúde da população negra do campo e da floresta e das áreas urbanas e utilizá-las como critério de planejamento e definição de prioridades.
b. Articular as condições específicas que afetam a saúde da população negra com as demais políticas que integram a Política de Saúde no Brasil.
c. Reconhecer o racismo e as desigualdades étnico-raciais como determinantes sociais das condições de saúde da população negra.
d. Incluir os temas Racismo e Saúde da População Negra no processo de formação e educação permanente dos trabalhadores da saúde e no exercício do controle social na saúde.
e. Promover a saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do SUS.

O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), no Brasil, 2011-2022, apresenta a vigilância de DCNT como um de seus eixos, detalhando os indicadores, as metas, os objetivos e as ações a serem desenvolvidas por esta vigilância, e, dentre as metas, oito delas foram estabelecidas, com cinco sendo atingidas.
Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que corresponde as metas atingidas no plano de ações: I. Redução da prevalência de tabagismo em 30% e redução do consumo abusivo de bebidas alcoólicas em 10%. II. Aumento de mamografia em mulheres de 50-69 anos de idade, em dois anos, para 70% e aumento do papanicolau em mulheres de 25-64 anos de idade, em 3 anos, para 85%. III. Redução de mortalidade prematura de 30 a 69 anos por DCNT em 2% ao ano. IV. Aumento da prevalência da prática de atividade física no tempo livre em 10%. V. Contenção do crescimento da obesidade em adultos e o aumento do consumo recomendado de frutas e hortaliças em 10%. Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s):
I. Redução da prevalência de tabagismo em 30% e redução do consumo abusivo de bebidas alcoólicas em 10%.
II. Aumento de mamografia em mulheres de 50-69 anos de idade, em dois anos, para 70% e aumento do papanicolau em mulheres de 25-64 anos de idade, em 3 anos, para 85%.
III. Redução de mortalidade prematura de 30 a 69 anos por DCNT em 2% ao ano.
IV. Aumento da prevalência da prática de atividade física no tempo livre em 10%.
V. Contenção do crescimento da obesidade em adultos e o aumento do consumo recomendado de frutas e hortaliças em 10%.
a. I, II, III, IV e V.
b. III, IV e V.
c. II e IV.
d. I e V.
e. I, II e III.

O Ministério da Saúde divulgou, em setembro de 2019, dados sobre tentativas e óbitos por suicídio no país. A publicação acontece no mês de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio, “Setembro Amarelo”. O levantamento aponta que a intoxicação exógena é o meio utilizado por mais da metade das tentativas de suicídio notificadas no país.
Com relação aos óbitos, a intoxicação é a segunda causa, com 18%, ficando atrás das mortes por enforcamento, que atingem 60% do total. Sobre o suicídio análise: I) O suicídio é um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. II) O suicídio pode ser prevenido. Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo. III) Os sinais de alerta devem ser considerados isoladamente. Sempre há uma “receita” para detectar seguramente quando uma pessoa está vivenciando uma crise suicida e se tem algum tipo de tendência suicida. IV) Um indivíduo em sofrimento pode dar certos sinais, que devem chamar a atenção de seus familiares e amigos próximos, sobretudo se muitos desses sinais se manifestam ao mesmo tempo. Estão corretas as afirmacoes:
I) O suicídio é um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero.
II) O suicídio pode ser prevenido. Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo.
III) Os sinais de alerta devem ser considerados isoladamente. Sempre há uma “receita” para detectar seguramente quando uma pessoa está vivenciando uma crise suicida e se tem algum tipo de tendência suicida.
IV) Um indivíduo em sofrimento pode dar certos sinais, que devem chamar a atenção de seus familiares e amigos próximos, sobretudo se muitos desses sinais se manifestam ao mesmo tempo.
a. I, II e IV
b. I, II, III e IV
c. I, II e III
d. I e IV
e. I, III e IV

A Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI) foi instituída através da Portaria n. 254, de 31 de janeiro de 2002, sob a orientação da Constituição Federal e das Leis Orgânicas da Saúde e tem como ponto central o reconhecimento das especificidades étnicas e culturais dos povos indígenas, e seus direitos territoriais. Para o alcance dos objetivos desta política, foram estabelecidas diretrizes que devem orientar a definição de instrumentos de planejamento, implementação, avaliação e controle das ações de atenção à saúde dos povos indígenas.
Sobre as diretrizes, podemos afirmar: I) Uma diretriz estabelecida é a organização dos serviços de atenção à saúde dos povos indígenas na forma de Distritos Sanitários Especiais e Polos-Base, no nível local, onde a atenção primária e os serviços de referência se situam. II) Ter preparação de recursos humanos para atuação em contexto intercultural. III) Manter monitoramento das ações de saúde dirigidas aos povos indígenas e articulação dos sistemas tradicionais indígenas de saúde. IV) Promover o uso adequado e racional de medicamentos, ambientes saudáveis e proteção da saúde indígena. Está correta a alternativa:
I) Uma diretriz estabelecida é a organização dos serviços de atenção à saúde dos povos indígenas na forma de Distritos Sanitários Especiais e Polos-Base, no nível local, onde a atenção primária e os serviços de referência se situam.
II) Ter preparação de recursos humanos para atuação em contexto intercultural.
III) Manter monitoramento das ações de saúde dirigidas aos povos indígenas e articulação dos sistemas tradicionais indígenas de saúde.
IV) Promover o uso adequado e racional de medicamentos, ambientes saudáveis e proteção da saúde indígena.
a. Apenas a afirmativa IV está correta.
b. Apenas a afirmativa II está correta.
c. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
d. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
e. Apenas a afirmativa I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina