Buscar

Definição de relação de produção e força produtiva

💡 2 Respostas

User badge image

Patrícia Herbert

Relações de Produção é um conceito elaborado por Karl Marx e que recebeu muitas definições e utilizações posteriores. ... As relações de produção, conjuntamente com as forças produtivas são os componentes básicos do modo de produção, a base material da sociedade.

0
Dislike0
User badge image

Terra à Vista

Força produtiva (forças de produção), nó ótica do materialismo histórico do marxismo, é a reunião de todos os elementos materiais que participam na produção de bens, sendo plenamente compreensível apenas dominando a ideia de processo de trabalho. É através dele que as forças de produção se manifestam. 

As relações de produção são as condições que o processo de trabalho dão. São as condições históricas, culturais, políticas e jurídicas. Em outras palavras, o ser humano age sobre a natureza desde que existe, mas nem sempre da mesma maneira, porque as condições para se produzir variam de tempos em tempos. Por exemplo, as condições para a produção de bens na idade medieval estão relacionadas a dicotomia das relações de produção entre "senhor feudal"x "servo. Já na sociedade capitalista, os agentes de produção que se relacionam são burguesia e proletariado. 

Espero que tenha ajudado!

Assista o canal Terra à Vista no youtube!

Att. Equipe Terra à Vista.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais