Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
No que se refere ao trabalho cotidiano, a questão social está presente nas diversas situações que chegam ao profissional como necessidades e demandas. Nesse sentido, a questão social deve ser compreendida como:
Assinale a alternativa correta.
A - Expressão das desigualdades econômicas, políticas e culturais das classes sociais, mediatizadas por disparidades nas relações de gênero, características étnico-raciais e formações regionais, colocando em causa amplos segmentos da sociedade civil no acesso aos bens da civilização.
B - Existência de problemas sociais e pobreza produzidos no seio das próprias famílias e que devem ser por eles enfrentados com o suporte estatal, isentando a sociedade de classes de seu encargo perante a produção das desigualdades sociais.
C - Uma situação natural provocada pelo sistema capitalista que aponta para a dimensão individual e isolada que afeta determinados segmentos étnicos, raciais e de orientação sexual.
D - A ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social, cujo enfrentamento ocorre por meio da prestação de assistência aos comprovadamente pobres, sendo que tal ação integra o rol dos deveres morais da sociedade e do Estado.
E - Sequelas sociais que integram a esfera privada, cuja superação depende de uma decisão de foro íntimo dos cidadãos, para colaborar e serem solidários no atendimento assistencial dessa camada, visando à obtenção da coesão da vida social.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 6 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 dias

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a correta: A - Expressão das desigualdades econômicas, políticas e culturais das classes sociais, mediatizadas por disparidades nas relações de gênero, características étnico-raciais e formações regionais, colocando em causa amplos segmentos da sociedade civil no acesso aos bens da civilização. Essa alternativa aborda a questão social de forma ampla, considerando as desigualdades e suas intersecções. B - Existência de problemas sociais e pobreza produzidos no seio das próprias famílias e que devem ser por eles enfrentados com o suporte estatal, isentando a sociedade de classes de seu encargo perante a produção das desigualdades sociais. Essa alternativa parece simplificar a questão social, colocando a responsabilidade apenas nas famílias e no Estado, sem considerar a estrutura social mais ampla. C - Uma situação natural provocada pelo sistema capitalista que aponta para a dimensão individual e isolada que afeta determinados segmentos étnicos, raciais e de orientação sexual. Essa alternativa reduz a questão social a uma situação natural e individual, o que não é uma visão abrangente. D - A ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social, cujo enfrentamento ocorre por meio da prestação de assistência aos comprovadamente pobres, sendo que tal ação integra o rol dos deveres morais da sociedade e do Estado. Essa alternativa foca na assistência, mas não aborda as causas estruturais das desigualdades sociais. E - Sequelas sociais que integram a esfera privada, cuja superação depende de uma decisão de foro íntimo dos cidadãos, para colaborar e serem solidários no atendimento assistencial dessa camada, visando à obtenção da coesão da vida social. Essa alternativa também reduz a questão social a uma responsabilidade individual, sem considerar a dimensão coletiva e estrutural. Após essa análise, a alternativa que melhor compreende a questão social em sua complexidade, considerando as desigualdades e suas intersecções, é a A. Portanto, a resposta correta é: A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(CONCURSO: Prefeitura Municipal do CRATO/CE. Estado: Ceará. Ano: 2021. Cargo: Assistente Social. Banca: CEV - URCA) A história do Serviço Social no Brasil é marcada, inicialmente, pela influência da igreja católica. Nos anos de 1920 e 1930, ocorre a institucionalização do Serviço Social como especialização do trabalho, fundamentado no 'Serviço Social de Caso'. Nas décadas de 1940 e 1950, os profissionais recebem influência de outras correntes teóricas que fundamentam o seu trabalho.
Diante desta afirmação, assinale a alternativa correta.
A - Nos anos 1940 e 1950, o Serviço Social brasileiro recebe influência tecnicista advindas de correntes teóricas norte-americanas.
B - Nos anos 1940 e 1950, é influenciada pelo tecnicismo, a psicanálise e a sociologia Weberiana.
C - Nos anos 1940 e 1950, com base nas ideias positivista e funcionalista/sistêmica, dá início ao desenvolvimento de uma abordagem individualista, com valorização da técnica e intenção de ajustamento psicológico.
D - Nos anos 1940 e 1950, há um movimento de renovação na profissão que buscava uma ruptura com o conservadorismo. Este movimento se expressa por meio de uma reconceituação do Serviço social.
E - Nos anos 1940 e 1950, o Serviço Social se laiciza e os profissionais ampliam sua atuação para as áreas de pesquisa, administração, planejamento, estabelece interlocução com as ciências sociais e se aproxima dos movimentos 'de esquerda', como por exemplo, o sindicalismo classista.

Mais conteúdos dessa disciplina