Buscar

Qual a definição de um osso longo?

No meu resumo eu havia colocado que os ossos longos são aqueles que apresentam um corpo (diáfise) e duas extremidades (epífises). Eles se diferenciam dos outros tipos de ossos por possuir uma escavação central que é o canal medular, onde se encontra a medula óssea. Porém, a clavícula é um osso longo mas sem cavidade medular. Então na definição de osso longo eu não posso generalizar que eles se caracterizam por conter cavidade medular, né? Posso dizer assim: "Cavidade medular só é encontrada em osso longo, mas nem todo osso longo possui cavidade medular" ?

💡 14 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

As estruturas ósseas promovem estruturação ao corpo, por formação do esqueleto. Compactos, esponjosos e constituídos por tecido ósseo, tecido conjuntivo denso, tecido adiposo, cartilagem, nervos e estruturas sanguíneas. Com tamanhos variados possuem funções e características individuais. Os ossos longos, por exemplo, apresenta um corpo e duas extremidades proximal e distal. Exemplificando temos: o fêmur, úmero, rádio, ulna, tíbia, fíbula. São bastante resistentes e estão dispostos com áreas de crescimento. Destaca-se em sua conformação a epífise, metáfise e diáfise tanto proximal, quanto distal. A epífise, é uma das bordas com osso compacto que reveste o tecido esponjoso, esta área articula-se com outros ossos. Já a metáfise, consiste numa dilatação diafisária. A diáfise é o corpo do osso, é alongado, compacto e resistente.

3
Dislike0
User badge image

Gabriel G. Nascimento

Os ossos longos são aqueles nos quais o comprimento excede a largura e a espessura, como o úmerorádio e ulna no membro superior, e o fêmurtíbiafíbula no membro inferior. Estão incluídos também os metacárpicos, metatársicos e falanges. O osso longo tem duas extremidades, que são em geral articulares. O corpo do osso é chamado de diáfise, e suas extremidades geralmente são chamadas de epífises. As epífises estão separadas do corpo pelos discos epifisais cartilagíneos (formados por cartilagem hialina), responsáveis pelo crescimento ósseo. O corpo de um osso longo é um tubo de osso compacto cuja cavidade é conhecia como cavidade medular, por abrigar a medula vermelha, ou a medula amarela (medula flava), ou até mesmo ambas. A diáfise de um osso longo está envolvida por uma lamina de tecido conjuntivo conhecida como periósteo. O periósteo é constituído por uma resistente camada fibrosa externa (que age como membrana limitante), e uma camada interna mais celular, dita oseteogênica, por ser responsável pelo crescimento(gênese) do osso em espessura. O periósteo também serve para a inserção de músculos e tendões. As fibras colágenas de um tendão se espraiam no periósteo, podendo alguma penetrarem até o osso.

15
Dislike0
User badge image

Matheus Carvalho Diniz

Osso longo Tem o comprimento MAIOR que a largura e sao constituídos por um corpo e duas extremidades.

13
Dislike1
User badge image

Benhur Mendonça Ribeiro

São aqueles em que o comprimento predomina sobre a largura e espessura. Os ossos longos apresentam uma escavação central que é o canal medular, onde se encontra a medula óssea. Os ossos longos são constituídos por um corpo (diáfise) e 2 extremidades (epífises).

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais