Logo Passei Direto
Buscar
Pela análise quantitativa dos eritrócitos de três situações de resultado de hemograma de pacientes mulheres adultas, comparando seus resultados com os dados dos valores de referência, analise os dados laboratoriais, associe adequadamente a coluna da direita de acordo com os dados laboratoriais dos pacientes da coluna da esquerda.
A sequência está correta em:
1. Paciente A
2. Paciente B
3. Paciente C
( ) Anemia macrocítica
( ) Anemia microcítica e hipocrômica
( ) Anemia normocítica normocrômica
3, 1, 2
2, 3, 1
1, 3, 2
3, 2, 1
1, 2, 3
User badge image
Desenvolvendo com Questões

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Para responder corretamente a essa questão, é necessário entender os tipos de anemia e como eles se manifestam nos resultados de hemograma, especialmente em relação ao tamanho e à coloração dos eritrócitos. 1. Anemia macrocítica: caracteriza-se por eritrócitos maiores que o normal, geralmente associada a deficiências de vitamina B12 ou ácido fólico. 2. Anemia microcítica e hipocrômica: é caracterizada por eritrócitos menores e com menor quantidade de hemoglobina, frequentemente associada à deficiência de ferro. 3. Anemia normocítica normocrômica: os eritrócitos têm tamanho e coloração normais, mas a quantidade total de eritrócitos pode estar reduzida, como em anemias crônicas. Sem os dados laboratoriais específicos dos pacientes A, B e C, não é possível determinar a sequência correta. Portanto, você precisa fornecer mais informações sobre os resultados dos hemogramas para que eu possa ajudar a associar corretamente as anemias aos pacientes. Você tem que criar uma nova pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, são células incolores que atuam principalmente na defesa do corpo, protegendo-o contra organismos invasores e desencadeando respostas imunológicas. O número normal de leucócitos por milímetro cúbico de sangue em uma pessoa adulta é de 4 a 10 mil. Em relação a essas células, analise as afirmativas abaixo e faça a correlação correta.
A correlação correta entre os tipos de leucócitos e suas características é a seguinte: I-D; II-C; III-B; IV-E; V-A.
I. Eosinófilo
II. Neutrófilo
III. Linfócito
IV. Monócito
V. Basófilo
A. São células que apresentam grânulos maiores que os dos neutrófilos e eosinófilos e núcleo grande e de formato irregular que lembra a letra ''S''. Sua função é liberar histamina e heparina, funcionando, respectivamente, em respostas alérgicas e evitando a coagulação do sangue.
B. São pequenos e apresentam um grande núcleo circular e importante papel na resposta imune. Essas células podem ser classificadas em dois tipos principais.
C. São glóbulos brancos que apresentam núcleos constituídos por dois a cinco lóbulos e possuem dois tipos de grânulos no citoplasma: grânulos específicos e azurófilos. Apresentam a capacidade de sair do interior de vasos sanguíneos intactos (diapedese) e invadir tecidos para defender nosso organismo. São responsáveis por fagocitar organismos invasores, como bactérias, sendo importantes para a resposta inata.
D. São células que apresentam grânulos que se coram ao utilizar eosina e um núcleo com dois lobos conectados por um filamento. Apresentam como principal função fagocitar o complexo antígeno-anticorpo. Essas células aumentam quando o paciente apresenta reações alérgicas ou infecções parasitárias.
E. São células grandes que possuem um único núcleo com formato de rim. Essas células realizam diapedese e caem no tecido conjuntivo, onde se desenvolvem em macrófagos, células de alto poder fagocitário.
I-D; II-C; III-B; IV-E; V-A
I-D; II-C; III-B; IV-A; V-E
I-D; II-C; III-A; IV-B; V-E
I-A; II-D; III-E; IV-B; V-C
I-A; II-C; III-E; IV-B; V-D

As hemácias são os elementos figurados mais abundantes do sangue. As análises qualitativas e quantitativas das hemácias auxiliam o diagnóstico dos pacientes com doenças hematológicas. A respeito de variações morfológicas e numéricas observadas nas hemácias dos pacientes.
Assinale a opção correta.
A anisocitose refere-se a uma grande variação do tamanho das hemácias.
A presença de células macrocíticas é indicativa de deficiência de ferro.
A contagem global de hemácias apresenta maior reprodutibilidade que a porcentagem de hematócrito.
Em todos os estágios de maturação, as hemácias apresentam grânulos arredondados dispersos no citoplasma, que se coram com substâncias ácidas.
O índice volumétrico representa o valor do hematócrito multiplicado por 100 e dividido pelo valor da contagem da hemoglobina.

(Adaptado de Instituto AOCP EBSERH 2015 - Biomédico) O eritrograma é a parte do hemograma que avalia quantitativa e qualitativamente os eritrócitos. Além disso, também fazem parte do eritrograma os índices hematimétricos. A seguir são listados alguns parâmetros analisados no eritrograma.
Assinale a alternativa que apresenta os índices hematimétricos:
CHCM, RDW, plaquetas e hematócrito
VCM, CHCM, HCM e RDW
RDW, VCM, hemácias e hemoglobina
hemoglobina, VCM, RDW
Hemoglobina, hematócrito, RDW e HCM

Mais conteúdos dessa disciplina