Logo Passei Direto
Buscar
A regeneração de ATP baseia-se nas provisões de carboidratos ou substratos de lipídios nos estoques intramusculares, na circulação e em sua subsequente quebra (catabolismo) para formar energia e abastecer o nível-substrato de fosforilação ou das reações da cadeia de transporte de elétrons e fosforilação oxidativa. Para regenerar ATP a partir do catabolismo lipídico (gordura), a presença de oxigênio é necessária, enquanto o catabolismo do carboidrato pode ocorrer com ou sem a presença de oxigênio (por meio do percurso glicolítico). O catabolismo de glicose inicia-se com a glicólise anaeróbia: formam-se duas moléculas de piruvato (ou lactato) e duas moléculas de ATP de cada molécula de glicose que entra em percurso glicolítico (embora três moléculas de ATP se originem de divisões de glicose quando substrato inicial é o glicogênio muscular).

GREENHAFF, L. Paul: GLEESON Michael; MAUGHAN RON. Bioquímica do Exercício e Treinamento. São Paulo: Manole, 2000, p. 10. De acordo com o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. No metabolismo aeróbio, a maior parte do piruvato (preferencialmente o lactato) é formada pela conversão da enzima piruvato desidrogenase em acetil-CoA.

PORQUE

II. A enzima piruvato desidrogenase aumenta o catabolismo da acetil-CoA, promovendo aumento do ciclo de energia que ocorre no interior das mitocôndrias.
User badge image
Elisiane Kistmacher Pauluk

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar as asserções: I. No metabolismo aeróbio, a maior parte do piruvato (preferencialmente o lactato) é formada pela conversão da enzima piruvato desidrogenase em acetil-CoA. Essa afirmação está incorreta. O piruvato é convertido em acetil-CoA pela enzima piruvato desidrogenase, mas no metabolismo aeróbio, o piruvato é geralmente convertido em acetil-CoA, e não em lactato. O lactato é formado em condições anaeróbias. II. A enzima piruvato desidrogenase aumenta o catabolismo da acetil-CoA, promovendo aumento do ciclo de energia que ocorre no interior das mitocôndrias. Essa afirmação está correta. A piruvato desidrogenase catalisa a conversão de piruvato em acetil-CoA, que entra no ciclo de Krebs (ciclo do ácido cítrico) nas mitocôndrias, promovendo a produção de energia. Agora, analisando a relação entre as duas asserções: A primeira asserção está incorreta, enquanto a segunda está correta. Portanto, a relação proposta entre elas não é válida, pois a primeira não sustenta a segunda. Dessa forma, a resposta correta é que a primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira. Não há uma alternativa correta que contenha ambas as asserções como verdadeiras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina