Conforme dispõem os artigos 1º e 2º, do Código Civil (BRASIL, 2.002), a capacidade de ser parte está ligada à questão de gozo do direito.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Qualquer pessoa, inclusive o nascituro, goza de direitos que podem ser exercidos em juízo, seja através de seus representantes ou assistidos.
( ) A capacidade de ser parte se resume aos entes personalizados, ou seja, às pessoas físicas e jurídicas.
( ) A lei também reconhece a entes como a massa falida, espólio, condomínio, a capacidade de ser parte em juízo, embora não tenham personalidade jurídica reconhecida pelo Direito.
( ) Não possuem capacidade de ser parte o Ministério Público, Defensoria Pública, órgãos públicos legislativos, entre outros, contudo podem defender em juízo as suas atribuições e prerrogativas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a.
V – F – F – V.
b.
V – F – V – F.
c.
V – F – V – V.
d.
F – V – V – F.
e.
F – V – F – F.
Ed
há 4 semanas
Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre a capacidade de ser parte conforme o Código Civil Brasileiro: ( ) Qualquer pessoa, inclusive o nascituro, goza de direitos que podem ser exercidos em juízo, seja através de seus representantes ou assistidos. É verdadeira (V). O nascituro possui direitos, e estes podem ser exercidos por seus representantes legais. ( ) A capacidade de ser parte se resume aos entes personalizados, ou seja, às pessoas físicas e jurídicas. É falsa (F). A capacidade de ser parte não se limita apenas a pessoas físicas e jurídicas, pois também abrange outros entes, como a massa falida e o espólio. ( ) A lei também reconhece a entes como a massa falida, espólio, condomínio, a capacidade de ser parte em juízo, embora não tenham personalidade jurídica reconhecida pelo Direito. É verdadeira (V). Esses entes podem ser partes em processos judiciais, mesmo sem personalidade jurídica. ( ) Não possuem capacidade de ser parte o Ministério Público, Defensoria Pública, órgãos públicos legislativos, entre outros, contudo podem defender em juízo as suas atribuições e prerrogativas. É falsa (F). O Ministério Público e a Defensoria Pública têm capacidade de ser parte e atuam em juízo para defender interesses públicos e direitos de pessoas que não podem se defender. Portanto, a sequência correta é: V – F – V – F. A alternativa correta é: b) V – F – V – F.