Logo Passei Direto
Buscar

Direito

UNIDERP - ANHANGUERA

Conforme dispõem os artigos 1º e 2º, do Código Civil (BRASIL, 2.002), a capacidade de ser parte está ligada à questão de gozo do direito.

 

Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:

 

( ) Qualquer pessoa, inclusive o nascituro, goza de direitos que podem ser exercidos em juízo, seja através de seus representantes ou assistidos.

( ) A capacidade de ser parte se resume aos entes personalizados, ou seja, às pessoas físicas e jurídicas. 

( ) A lei também reconhece a entes como a massa falida, espólio, condomínio, a capacidade de ser parte em juízo, embora não tenham personalidade jurídica reconhecida pelo Direito.

(  ) Não possuem capacidade de ser parte o Ministério Público, Defensoria Pública, órgãos públicos legislativos, entre outros, contudo podem defender em juízo as suas atribuições e prerrogativas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Escolha uma:

a.

V – F – F – V.

b.

V – F – V – F.

c.

V – F – V – V.

d.

F – V – V – F.

e.

F – V – F – F.


User badge image
Edimilson Da Rocha Freitas

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre a capacidade de ser parte conforme o Código Civil Brasileiro: ( ) Qualquer pessoa, inclusive o nascituro, goza de direitos que podem ser exercidos em juízo, seja através de seus representantes ou assistidos. É verdadeira (V). O nascituro possui direitos, e estes podem ser exercidos por seus representantes legais. ( ) A capacidade de ser parte se resume aos entes personalizados, ou seja, às pessoas físicas e jurídicas. É falsa (F). A capacidade de ser parte não se limita apenas a pessoas físicas e jurídicas, pois também abrange outros entes, como a massa falida e o espólio. ( ) A lei também reconhece a entes como a massa falida, espólio, condomínio, a capacidade de ser parte em juízo, embora não tenham personalidade jurídica reconhecida pelo Direito. É verdadeira (V). Esses entes podem ser partes em processos judiciais, mesmo sem personalidade jurídica. ( ) Não possuem capacidade de ser parte o Ministério Público, Defensoria Pública, órgãos públicos legislativos, entre outros, contudo podem defender em juízo as suas atribuições e prerrogativas. É falsa (F). O Ministério Público e a Defensoria Pública têm capacidade de ser parte e atuam em juízo para defender interesses públicos e direitos de pessoas que não podem se defender. Portanto, a sequência correta é: V – F – V – F. A alternativa correta é: b) V – F – V – F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina