Logo Passei Direto
Buscar

Tendo em vista os elementos da realidade social Barroco ressalta que: “[...] considerando que o cenário atual pode ser facilitador da reatuali­zação de projetos conservadores na profissão, mas entendendo também que nossa trajetória de lutas, inserida no universo de resistências da sociedade bra­sileira, permite esse enfrentamento, quero afirmar que do ponto de vista ético‑po­lítico a busca de ruptura com o conservadorismo no Serviço Social [...] é neste momento renovado como um grande desafio: o enfrentamento de suas novas formas ético‑políticas e manifestações teórico‑práticas.”

BARROCO, M. L. S. Barbárie e neoconservadorismo: os desafios do projeto ético-político. São Paulo, 2011. p. 211-212.

 

  • Nesse sentido, o exercício profissional da(o) assistente social é repleto de inúmeros desafios que implicam diretamente na efetivação do Projeto Ético-político na atualidade, dentre estes podemos citar:desinteresse de profissionais na realização da formação continuada, não se atualizando diante da realidade.
  • a alteração das bases curriculares para organização de numa nova ética para a profissão.
  • a realização da reflexão ética cotidiana, dentre outros motivos, devido a inserção precária nos espaços sócio-ocupacionais, sobretudo, no contexto de restrição dos direitos da classe trabalhadora.
  • apesar do contexto brasileiro ser favorável à realização da ética e ao rompimento com o conservadorismo que se apresenta no cotidiano, ainda é precária a capacidade de análise da realidade social.
  • desarticulação que afeta o conjunto CFESS-CRESS, dissociada também da representatividade estudantil, tendo cada entidade ações de forma isolada.



User badge image
Andrea Araujo

há 5 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 dias

O trecho mencionado de Barroco destaca a importância de enfrentar os desafios ético-políticos no Serviço Social, especialmente em um contexto de conservadorismo. Os assistentes sociais devem estar atentos a diversos desafios, como a falta de interesse na formação continuada, a necessidade de atualização das bases curriculares, a reflexão ética no cotidiano e a precariedade na análise da realidade social. Além disso, a desarticulação entre as entidades representativas também é um obstáculo a ser superado. Portanto, a busca por uma prática profissional que rompa com o conservadorismo é essencial para a efetivação do Projeto Ético-político na atualidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina