Buscar

Quais são as diferenças entre peptideoglicanos e proteoglicanos?

💡 2 Respostas

User badge image

João Mário Prado


Glicoproteína: Glicoproteínas são compostos de proteínas simples combinadas com algum grupo de carboidrato. 
As glicoproteínas são proteínas que formam o muco de tecidos e secreções. Eles também são componentes de proteína de tendões e ligamentos nos quais elas podem servir como material cimentante para segurar fibras unidas. Elas são componentes das proteína de cartilagem, osso, bactérias, etc. 
Algumas glicoproteínas contêm mucopolissacarídeos compostos de ácido glicurônico e galactosamina ou glicosamina, enquanto outras glicoproteínas contêm mucopolissacarídeos de composição desconhecida. 
Exemplos de glicoproteínas: proteínas de humor vítreo, do líquido sinovial, fluido do cordão umbilical, certas proteínas bacterianas, proteína da mucina gástrica e outros sucos digestivos, globulinas do ovo, tiroglobulina, osteomucóide do osso, tendomucóide de tendões, condroproteínas de cartilagem, e mesmo hormônio da urina de grávida. 
As glicoproteínas não são digeridas por enzimas gastrointestinais. A presença delas em secreções gastrointestinais ajuda na proteção das membranas mucosas contra auto-digestão. 


Proteoglicanos: São proteínas extracelulares ligadas a glicosaminoglicanos (estruturas que possuem um dos açúcares aminados e normalmente sulfatados). Os glicosaminoglicanos possuem alta quantidade de carga negativa, e por isso acabam atraindo uma nuvem de cátions , onde o mais atraído é o sódio que traz com ele moléculas de água. Essa capacidade dos glicosaminoglicanos de atrair cátions e água, confere aos proteoglicanos a função de dar a matriz extracelular uma característica hidratada. Além disso os proteoglicanos têm a função de dar rigidez a matriz, resistindo à compressão e preenchendo espaços. Alguns proteoglicanos ainda podem estar ancorados na membrana , podendo se ligar à fatores de crescimento e a outras proteínas servindo como sinal para as células. Eles também podem formar géis que atuam como um filtro para regular a passagem de moléculas através do meio extracelular, e ainda, podem bloquear, ativar ou guiar a migração celular através da matriz. 

3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Nesta questão, devemos aplicar diretamente alguns conceitos de Bioquímica:

  • Glicoconjugados são moléculas biologicamente ativas de proteínas com glicosaminoglicanos (proteoglicanos), com esfingolipídeos (glicolipídeos) e com oligossacarídeos ligados a uma proteína (glicoproteínas);
  • Glicosaminoglicanos são polímeros de dissacarídeos que se repetem ao longo de uma cadeia linear e longa, sendo constituídos por um "amino glicose" e um "ácido urônico".

    • Os mais importantes são o ácido hialurônico, o dermatam sulfatado, condroitim sulfatado e o heparam sulfatado. Apresentam radicais carboxila (do ácido urônico) e radicais sulfato, exceto o ácido hialurônico. Consequentemente, são substâncias com cargas extremamente negativas, o que atrai íons Na+, tornando o meio osmoticamente hidrofílico, o que cria um gel fluído e possibilitará assim a função dos glicosaminoglicanos.

    • Com exceção do ácido hialurônico, todos os glicosaminoglicanos se ligam covalentemente a uma proteína central, e o conjunto proteína + glicosaminoglicanos dá origem ao proteoglicano.

  • Peptideoglicanos são polímeros de açúcares e polissacarídeos com resíduos alternados de N-acetilglucosamina e ácido N-acetilmurânico unidos por ligações beta-(1,4).

    • Junto ao ácido N-acetilmurânico há uma cadeia peptídica com 4 a 5 resíduos de aminoácido, constituído por L-alanina, ácido D-glutâmico, ácido mesodiaminopimélico e D-alanina no caso de E. coli (uma bactéria Gram-negativa), ou L-alanina, D-glutamina, L-lisina e D-alanina, ligado a outro péptido por pontes de cinco glicinas (entre a D-alanina de um péptido e a L-lisina de outro péptido) no caso de Staphylococcus aureus (uma bactéria Gram-positiva).

      • É formada uma malha tridimensional, cristalina, a partir de ligações cruzadas com outra cadeia peptídica, feito com o auxílio de uma transpeptidase. Tal malha fica na região externa à membrana celular das bactérias e dá resistência estrutural à mesma, além de regular a pressão osmótica do citoplasma


Assim, a principal diferença entre os peptideoglicanos e os proteoglicanos é que os proteoglicanos são glicosaminoglicanos ligados a uma proteína, já no caso dos peptideoglicanos, são um heteropolissacarídeo ligado a um peptídeo. Outras diferenças são observadas em sua descrição acima.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais