Logo Passei Direto
Buscar

Filosofia

UNIFACVESTEAD

Existe um consenso de que uma cidade inteligente deve ter uma visão de longo prazo, prevendo, quando possível, como a sociedade vai evoluir. Para tanto, a participação dos cidadãos é indispensável, seja ela direta ou indiretamente, afinal em uma cidade inteligente, a população também é inteligente e consciente de seu papel. Somente dessa forma é possível criar “modelos de previsão” que atuem como indicadores das perspectivas futuras da cidade.


Considerando as inúmeras possibilidades de indicadores, assinale a alternativa que indica uma característica marcante no uso de “modelos de previsão”.



Questão 1

Resposta


a.

O uso de indicadores complexos atrapalha a gestão pública, haja visto que os políticos não têm conhecimento técnico para interpretar os dados de forma eficiente.

b.

Tais modelos exigem interpretações que vão além da usual, considerando o sistema como um “todo” integrado cujas propriedades das partes não são propriedades intrínsecas, mas só podem ser entendidas dentro do contexto do “todo” mais amplo.

c.

Tais modelos exigem interpretações que vão além da usual, considerando cada parte do sistema individualmente, independente dos conflitos gerados, isso ocorre pois a solução desses problemas, em uma smart city, é facilitada.

d.

Com o uso de indicadores, a participação da população pode ser reduzida a praticamente nula, haja visto que os sistemas trabalham de forma inteligente e garantem a previsão do desenvolvimento da cidade.

e.

A participação ativa da população elimina a necessidade de indicadores complexos para previsão do desenvolvimento a longo prazo da cidade.


User badge image
ale maciel

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a característica marcante no uso de “modelos de previsão” em cidades inteligentes: a) O uso de indicadores complexos atrapalha a gestão pública, haja visto que os políticos não têm conhecimento técnico para interpretar os dados de forma eficiente. - Essa afirmação é negativa e não reflete uma característica desejável dos modelos de previsão. b) Tais modelos exigem interpretações que vão além da usual, considerando o sistema como um “todo” integrado cujas propriedades das partes não são propriedades intrínsecas, mas só podem ser entendidas dentro do contexto do “todo” mais amplo. - Esta alternativa destaca a importância de uma visão holística, que é uma característica fundamental em modelos de previsão. c) Tais modelos exigem interpretações que vão além da usual, considerando cada parte do sistema individualmente, independente dos conflitos gerados, isso ocorre pois a solução desses problemas, em uma smart city, é facilitada. - Essa opção sugere uma abordagem fragmentada, o que não é ideal para modelos de previsão que buscam entender a interconexão entre as partes. d) Com o uso de indicadores, a participação da população pode ser reduzida a praticamente nula, haja visto que os sistemas trabalham de forma inteligente e garantem a previsão do desenvolvimento da cidade. - Essa afirmação é contrária à ideia de que a participação cidadã é essencial em cidades inteligentes. e) A participação ativa da população elimina a necessidade de indicadores complexos para previsão do desenvolvimento a longo prazo da cidade. - Essa opção sugere que a participação substitui os indicadores, o que não é verdade, pois ambos são importantes. Após essa análise, a alternativa que melhor reflete uma característica marcante no uso de “modelos de previsão” é: b) Tais modelos exigem interpretações que vão além da usual, considerando o sistema como um “todo” integrado cujas propriedades das partes não são propriedades intrínsecas, mas só podem ser entendidas dentro do contexto do “todo” mais amplo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina