Buscar

Direito Empresarial

O empresário Claudio Peixoto de Andrade, casado, no regime de separação total de bens, com a funcionaria publica federal Ivonete Pereira do Nascimento. No dia 13/06/2014, por sentença judicial transitada em julgado, o empresário foi considerado incapaz, por haver contraído uma enfermidade que o impede de expressar sua vontade. Quem e de que modo poderá dar continuidade ao empreendimento do empresário? Justifique sua Resposta. 

💡 2 Respostas

User badge image

Roberto Ferreira

Por força do artigo 974 do CC, existe a possibilidade do próprio incapaz continuar a empresa que já exercia enquanto capaz.

A incapacidade superveniente, como na questão acima, é uma das hipóteses do incapaz exercer a empresa, óbivio, que somente pode faze-lo por meio de representante ou assistente legal.

Este tutor ou curador deverá ser pessoa diferente de seu conjuge, Ivonete, uma vez que a mesma tem impedimento legal por ser funcionária pública.

Existe ainda a possibilidade da própria Ivonete ser a curadora e investir alguém como "administrador" da empresa de Cláudio.

0
Dislike0
User badge image

Paduan Seta Advocacia

A solução para esse caso está prevista no artigo 974, do Código Civil:

Art. 974. Poderá o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herança.

§ 1o Nos casos deste artigo, precederá autorização judicial, após exame das circunstâncias e dos riscos da empresa, bem como da conveniência em continuá-la, podendo a autorização ser revogada pelo juiz, ouvidos os pais, tutores ou representantes legais do menor ou do interdito, sem prejuízo dos direitos adquiridos por terceiros.

§ 2o Não ficam sujeitos ao resultado da empresa os bens que o incapaz já possuía, ao tempo da sucessão ou da interdição, desde que estranhos ao acervo daquela, devendo tais fatos constar do alvará que conceder a autorização.

§ 3o  O Registro Público de Empresas Mercantis a cargo das Juntas Comerciais deverá registrar contratos ou alterações contratuais de sociedade que envolva sócio incapaz, desde que atendidos, de forma conjunta, os seguintes pressupostos:

I – o sócio incapaz não pode exercer a administração da sociedade;

II – o capital social deve ser totalmente integralizado;

III – o sócio relativamente incapaz deve ser assistido e o absolutamente incapaz deve ser representado por seus representantes legais.

Sendo assim, o próprio Claudio, desde que representado ou assistido por seus pais ou pelo autor da herança, poderá continuar ao empreendimento.

Entretanto, conforme previsto no parágrafo 1º, deverá haver autorização judicial para a continuidade do empreendimento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Direito Empresarial

Direito Empresarial I

UNIPÊ

User badge image

Aysa Muniz

Question Icon

DIREITO EMPRESARIAL

Direito Empresarial I

User badge image

Lucas Ramos