A integração entre os IFA e a FGB busca assegurar uma educação integral, integrada, contextualizada e conectada com as realidades dos estudantes. Deve-se garantir que os estudantes concluam o Ensino Médio com uma formação integral preparados para encarar os desafios do século 21.
Para que isso ocorra é necessário que a(s) seguinte(s) condição(ões) seja(m) satisfeita(s):
Currículo flexível: o estudante deve escolher o percurso a seguir, inclusive, se for de seu interesse poderá participar de projetos integradores de outra escola que não seja a sua e contabilizar em sua carga horária.
Contextualização e aplicação prática: o ensino dos conceitos matemáticos deve ser contextualizado e conectado aos interesses dos estudantes e às demandas da realidade local e social, dialogando com as diferentes áreas do conhecimento. Assim, conhecimentos já vistos podem ser retomados e trabalhados em projetos nos quais sua mobilização é necessária, dessa vez em outro contexto.
Protagonismo juvenil: o estudante deve estar no centro do processo, sendo responsável por suas escolhas e suas ações e tendo total liberdade para escolher o percurso que irá seguir.
Projetos inter e transdisciplinares: é fundamental que haja relações entre os componentes e transversais aos componentes curriculares da FGB para que a realização de PI mobilize diferentes áreas nos IFA.
Ed
há 5 dias
Você precisa criar uma nova pergunta.