Buscar

Quais as raízes do direito?

Onde nasceu, porque, principalmente aqui no Brasil.

💡 3 Respostas

User badge image

Marcelo Souza

Complementando, sugiro o livro História do Direito de Rodrigo Freitas Palma. As raízes do Direito estão ligadas ao Egito antigo, Hebreus, Índia antiga, Grécia antiga e Roma antiga.

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

O Direito surge na Pré-História, a partir do momento que o homem começa a viver em sociedade. Essas sociedades não tinham órgãos específicos para emanar normas, nem legisladores. As leis nem sempre foram as principais fontes reveladoras do direito. Eram resultados da opinião popular e com o largo uso se tornavam obrigatórias.

As origens do Direito situam-se anteriormente a formação das primeiras sociedades e isso como já dito remota a Pré-História, e a povos que não tinham o domínio da escrita. Em algum momento de suas existências, os povos ágrafos sentiram a necessidade de regularizar o seu convívio em sociedade.

A pré-história tinha por fontes do direito:

  • o costume;
  • os precedentes;
  • os provérbios;
  • a decisão do chefe.

No Brasil, já podia se falar na existencia de um direito indígena ágrafo antes da chegada dos portugueses. Não se pode determinar exatamente em que momento surgiu o direito nessas sociedades indígenas.

Estima-se que as leis escritas, no entanto, tenham começado a surgir por volta de 2.200 a.c.

É dificil, entretanto, determinar com exatidão quais foram as primeiras leis que existiram na humanidade. Entretanto, algumas leis são conhecidas pelo fato de serem extremamente antigas, como pode exemplo os Códigos de Hamurabi (1750 a.c.), Ur Nammu (2.050 a.c.), Eshnunna (1.930 a.c.), e Lipit Ishtar de Isin (1.870 a.c.).

Entre eles, destaca-se o Código de Hamurabi.

Tal código era o responsável por regular as relações entre pessoas na Mesopotâmia, por volta de 1750 antes de cristo.

É um dos exemplos mais bem preservados de texto legal. Tal "código" fora talhado em rocha de diorito, e descrevia casos que serviam como modelos a serem aplicados em questões semelhantes. 

Exemplo de uma disposição contida no código:

"Art. 25 § 227 - "Se um construtor edificou uma casa para um Awilum, mas não reforçou seu trabalho, e a casa que construiu caiu e causou a morte do dono da casa, esse construtor será morto".

No Brasil, as primeiras leis escritas vieram no periodo pré-colonial, no qual Portugal implantou diversas legislações no Brasil, com o intuito de melhor administrar a colônia e principalmente para estruturar a sua exploração. O direito no Brasil, nesta época, foi imposto pela metrópole portuguesa, para resguardar o direito de alguns, e a colônia era vista apenas como um território de exploração e não como uma nação.

Fonte:

http://publicadireito.com.br/artigos/?cod=7e44f6169f0ae75b

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais