Buscar

Ricardo e Malthus - Alguem ajuda?

1. Comente a afirmação: “Para Ricardo as classes que produzem e que recebem a riqueza não são as mesmas”.

2. O valor de uma mercadoria, ou a quantidade de qualquer outra pela qual pode ser trocada, depende da quantidade relativa de trabalho necessário para sua produção, e não da maior ou menor remuneração que é paga por esse trabalho. (RICARDO, D. Princípios de Economia Política e Tributação. São Paulo: Abril Cultural, 1982: p. 43). Com qual pensador Ricardo está discutindo? Qual seria, para Ricardo, o principal erro desse outro autor?

3. Explique as causas da renda da terra e as suas consequências para a dinâmica do sistema econômico como um todo, segundo Ricardo.

4. De que forma a teoria das vantagens comparativas de Ricardo resolve o problema dos interesses de classes (capitalistas e proprietários de terra)?

5. Explique a teoria das vantagens comparativas e seu contexto histórico.

6. Como Ricardo resolve a aparente contradição descrita no cap.31 (A Maquinaria): de um lado a maquinaria produz desemprego involuntário, e de outro “a utilização de maquinaria num país nunca deveria deixar de ser encorajada”

7. A demanda efetiva foi a maior contribuição de Malthus a economia moderna. Explique como o conceito de demanda efetiva (diferentemente da demanda) poderia alterar o pleno funcionamento do mercado?

8. Para Malthus as causas das crises era a insuficiência periódica da demanda efetiva. Explique de que forma elas (as crises) ocorrem e como podem ser resolvidas segundo ele.

9. As teorias econômicas de Ricardo e Malthus são formuladas tendo como principal preocupação as Leis dos Cereais. Essas leis foram vigentes de 1816 a 1846 na Inglaterra com o objetivo de impor barreiras protecionistas proibitivas à importação do trigo, cujo custo de produção era muito mais baixo no exterior. Explique de que forma a teoria das vantagens comparativas e a teoria da superprodução estavam relacionadas a essas leis.

10. Malthus era contrário a todas as tentativas de diminuir o sofrimento dos pobres. Comente essa afirmação, considerando a sua Teoria da População (considere também seu contexto histórico e principais suas influências).

11. Apesar das previsões pessimistas de Ricardo para o futuro da humanidade, a fama de profeta do apocalipse ficou com Thomas Malthus, outro autor importante nos marcos da Economia Política Clássica. Quais são, nos estudos sobre o funcionamento da economia, as projeções de Malthus? Contra que argumento Malthus estava brigando?

12. Vimos que Malthus em suas proposições abre duas grandes frentes de debate. Explicite quais são, diga contra que teorias cada uma delas se dirige e mostre por que as posições de Malthus nesses debates lhe renderam a fama de “profeta do apocalipse”.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais