Buscar

Qual a diferença entre prescrição e decadência?

💡 2 Respostas

User badge image

Gislane Silva

Enquanto a prescrição é a perda da pretensão (de reivindicar esse direito por meio da ação judicial cabível), a decadência é a perda do direito em si por não ter sido exercido num período de tempo razoável.
 
Tanto a prescrição, quanto a decadência buscam reprimir a inércia dos titulares dos direitos, e assim, fixam prazos razoáveis para que estes direitos sejam exercidos.
 
Uma vez operada a prescrição ou a decadência, a conseqüência jurídica, via de regra, será a mesma, qual seja, a impossibilidade de exercitar de um direito.
 
Por se tratarem de regras muito semelhantes, o Novo Código Civil estipulou expressamente quando for prescrição ou decadência.
6
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Prescrição e Decadência são atos-fatos jurídicos, já que, em ambos os casos, o suporte fático se dá em razão da inércia de alguem em exercer sua pretensão durante certo lapso temporal.

Tradicionalmente, a doutrina diferencia prescrição e decadência levando em conta os efeitos que esses institutos produzem em determinada relação jurídica. Enquanto a prescrição apenas impede o exercício do direito, por conta da inação do seu titular, a decadência extingue o direito subjetivo do indivíduo.

Assim, a prescrição tem seu início no momento em que o direito é violado, estando referida a direitos prestacionais, e resulta exclusivamente da lei. Já a decadência é o instituto no qual ação e direito tem origem comum, relacionando-se portanto a direitos potestativos, podendo ter como fonte a lei (decadência legal), ou a vontade das partes (decadência convencional), seja ela contratual ou testamentária.

Os prazos prescricionais, concentrados nos artigos 205 e 206 do CC/02 são necessariamente contados em anos, estão sujeitos a impedimento, suspensão e interrupção e não podem ser alterados pela vontade das partes, ao passo que os prazos decadenciais tem, em regra, curso fatal (não se suspendem nem interrompem, salvo em favor de absolutamente incapazes), são contados em dias, meses ou anos e podem ser alterados pela vontade das partes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais