Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
O ordenamento jurídico brasileiro admite a exclusão extrajudicial de sócio de sociedade limitada. Para tanto, exige-se:
Deliberação de mais da metade do capital social, em reunião ou assembleia convocada para esse fim; atos de inegável gravidade que ponham em risco a continuidade da sociedade; previsão de exclusão por justa causa no contrato; ciência do acusado em tempo hábil para permitir seu comparecimento à reunião ou assembleia e exercício do direito de defesa.
Deliberação de mais de 3/4 (três quartos) do capital social em reunião ou assembleia convocada para esse fim; atos de inegável gravidade que ponham em risco a continuidade da sociedade; previsão de exclusão por justa causa no contrato; arquivamento, em 30 dias, da alteração contratual no Registro Público de Títulos e Documentos do lugar da sede social.
Deliberação de mais da metade do capital social em reunião ou assembleia anual ordinária; comprovação do rompimento da affectio societatis existente entre o sócio e os demais; previsão de exclusão por justa causa no contrato; ciência do acusado em tempo hábil para permitir seu comparecimento à reunião ou assembleia e exercício do direito de defesa.
Deliberação de mais de 3/4 (três quartos) do capital social em reunião ou assembleia anual ordinária; atos de inegável gravidade que ponham em risco a continuidade da sociedade; previsão de exclusão por justa causa no contrato; ciência do acusado em tempo hábil para permitir seu comparecimento à reunião ou assembleia e exercício do direito de defesa.
Deliberação unânime dos demais sócios em reunião ou assembleia convocada para esse fim; atos de inegável gravidade que ponham em risco a continuidade da sociedade; previsão de exclusão por justa causa no contrato; ciência do acusado em tempo hábil para permitir seu comparecimento à reunião ou assembleia e exercício do direito de defesa.
User badge image
CuriosidadesGerais

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

O ordenamento jurídico brasileiro admite a exclusão extrajudicial de sócio de sociedade limitada, e para isso exige-se: 1. Deliberação de mais da metade do capital social em reunião ou assembleia convocada para esse fim. 2. Atos de inegável gravidade que ponham em risco a continuidade da sociedade. 3. Previsão de exclusão por justa causa no contrato social. 4. Ciência do acusado em tempo hábil para permitir seu comparecimento à reunião ou assembleia e exercício do direito de defesa. Esses são os requisitos principais para a exclusão extrajudicial de um sócio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A assembleia geral extraordinária da Cooperativa Agrícola de Monjolo aprovou por maioria de votos dos sócios presentes, representando 35% (trinta e cinco por cento) do capital, autorização para que a cooperativa se tornasse fiadora da obrigação assumida por outra cooperativa. Um dos sócios, recém-admitido na cooperativa, se opôs à deliberação argumentando não ter sido atingido o quórum de deliberação, pois não foi atingida a maioria representativa do capital social, ainda que a maioria dos presentes tenha aprovado a matéria. Consideradas estas informações, assinale a única afirmativa correta.
A oposição do sócio deve ser acolhida porque a matéria apreciada na assembleia exige a aprovação por, no mínimo, dois terços dos votos dos sócios presentes.
A oposição do sócio deve ser acolhida porque a matéria não poderia ter sido deliberada em assembleia extraordinária, apenas na assembleia ordinária.
A oposição do sócio não deve ser acolhida porque a matéria submetida à votação em assembleia foi aprovada por mais de um terço do capital social.
A oposição do sócio deve ser acolhida porque o quórum para a assembleia deliberar é fundado no capital social representado e não no número de sócios presentes à reunião.
A oposição do sócio não deve ser acolhida porque o quórum para a assembleia deliberar é fundado no número de sócios presentes à reunião, e não no capital social representado.

Mais conteúdos dessa disciplina