Floriano Peixoto assumiu a presidência do Brasil em meio a uma crise econômica – o encilhamento – após a renúncia do presidente Marechal Deodoro da Fonseca. Logo que assumiu a presidência, Floriano recebeu críticas por não respeitar a Constituição de 1891 ao aceitar o posto de presidente da República sem convocar novas eleições, como determinava a Constituição em caso de o presidente eleito ficar por menos de dois anos no comando do país.
Com relação ao governo de Floriano Peixoto e o fim da chamada República da Espada, considere a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Floriano Peixoto, ao assumir a presidência da república brasileira, contou com o apoio tanto da oligarquia cafeeira quanto do setor industrial do país.
Alternativa 2:
O governo de Floriano Peixoto, embora tenha apresentado alguns episódios de revoltas, pode-se dizer que se caracterizou como um período de calma e estabilidade econômica e social.
Alternativa 3:
Mesmo contendo a Segunda Revolta da Armada e a Revolução Federalista, Floriano Peixoto não conquistou o apoio necessário para concorrer novamente às eleições presidenciais de 1894.
Alternativa 4:
Prudente de Moraes assumiu a presidência do Brasil e tornou-se o primeiro presidente civil do país após Floriano Peixoto deixar o comando do Brasil e convocar novas eleições em 1894, colocando fim à república da espada.
Alternativa 5:
Com apoios consolidados, Floriano Peixoto pôde colocar em prática suas ideias para a consolidação da república brasileira, ideias estas baseadas em um programa de aceleração do crescimento que previa empréstimos de nações estrangeiras.
Ed
há 3 semanas
A alternativa correta é: Alternativa 3: Mesmo contendo a Segunda Revolta da Armada e a Revolução Federalista, Floriano Peixoto não conquistou o apoio necessário para concorrer novamente às eleições presidenciais de 1894. Floriano Peixoto enfrentou diversas revoltas durante seu governo e, apesar de ter tentado consolidar seu poder, não conseguiu o apoio necessário para se reeleger. As outras alternativas apresentam informações incorretas ou imprecisas sobre o contexto do seu governo.