Logo Passei Direto
Buscar
A autodepuração corresponde à capacidade de um rio assimilar dejetos. A introdução de matéria orgânica em um corpo d'água resulta no consumo de oxigênio dissolvido, devido ao processo de estabilização da matéria orgânica realizado pelos microrganismos, em que os compostos orgânicos são convertidos em compostos estáveis, como gás carbônico e água. O estudo da autodepuração é fundamental na gestão hídrica, pois permite que se determinem a capacidade de assimilação de dejetos de um rio, a qualidade necessária para o lançamento de um efluente, bem como os níveis de tratamento e eficiência a serem atingidos na remoção de demanda bioquímica de oxigênio, com vistas ao seu futuro lançamento em uma estação de tratamento de esgoto.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O processo de autodepuração permite que, em um mesmo rio, ocorram usos múltiplos e conflitantes das águas, tais como o lançamento de esgotos sanitários domésticos a montante e a coleta de água para fins de abastecimento a jusante.
II- A matéria orgânica presente no esgoto doméstico é estabilizada por microrganismos, o que propicia melhoria na qualidade da água a jusante, bem como condições ecológicas, estéticas e sanitárias satisfatórias.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
User badge image
Questões para Estudantes

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada asserção: I- O processo de autodepuração permite que, em um mesmo rio, ocorram usos múltiplos e conflitantes das águas, tais como o lançamento de esgotos sanitários domésticos a montante e a coleta de água para fins de abastecimento a jusante. Essa afirmação é problemática, pois o lançamento de esgotos a montante pode comprometer a qualidade da água a jusante, tornando-a inadequada para abastecimento. Portanto, essa asserção é falsa. II- A matéria orgânica presente no esgoto doméstico é estabilizada por microrganismos, o que propicia melhoria na qualidade da água a jusante, bem como condições ecológicas, estéticas e sanitárias satisfatórias. Essa afirmação é verdadeira, pois a autodepuração pode levar à estabilização da matéria orgânica, melhorando a qualidade da água. Agora, vamos às alternativas: A) As asserções I e II são proposições falsas. (Incorreta, pois a II é verdadeira) B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. (Incorreta, pois a I é falsa) C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (Incorreta, pois a I é falsa) D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. (Correta, pois a I é falsa e a II é verdadeira) Portanto, a alternativa correta é: D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A poluição capaz de atingir as águas subterrâneas pode ter origem variada. Os aquíferos são corpos tridimensionais, em geral, extensos e profundos, diferentemente.
Sobre as fontes de poluição, assinale a alternativa CORRETA:
A As fontes lineares de poluição são as que atingem o aquífero através de um ponto. Exemplos: sumidouros de esgostos domésticos, comuns em comunidades rurais, aterros sanitários, vazamentos de depósitos.
B As fontes pontuais de poluição são as provocadas pela infiltração de águas superficiais de rios e canais contaminados.
C Para as fontes difusas de poluição ocorrerem, dependerá do sentido de fluxo hidráulico existente entre o curso d'água e o aquífero subjacente.
D As fontes difusas de poluição são as que contaminam áreas extensas. Normalmente, são devidas a poluentes transportados por correntes aéreas, chuva e pela atividade agrícola.

O medidor conhecido como calha Parshall é usado para medir descarga em um canal aberto e consiste em uma constrição no canal, feita para produzir uma profundidade crítica no escoamento.
Sobre o funcionamento da calha Parshall, assinale a alternativa CORRETA:
a) O medidor Parshall é uma das muitas formas de calhas usadas para medir a pressão do escoamento do fluido.
b) Com a contração do fluxo usando uma configuração precisa, é possível correlacionar a vazão e a profundidade do líquido.
c) Se um medidor Parshall operar afogado, a relação entre H (nível de líquido no ponto de medição) e Q (vazão volumétrica) está bem ajustada.
d) O medidor Parshall pode ser utilizado para medir a vazão de líquidos e gases.

Numa cultura microbiana, as condições não permanecem ideais por muito tempo. Logo a quantidade de nutrientes começa a cair e os produtos vão se acumulando cada vez mais. Essas modificações têm uma influência considerável sobre o crescimento dos microrganismos. O crescimento dos microrganismos possui quatro, ilustradas na figura anexa.
Com base nas fases identificadas nessa curva de crescimento, assinale a alternativa CORRETA:
a) Na fase 'log', os microrganismos já consumiram todos os nutrientes disponíveis no meio de cultura.
b) Na fase estacionária, a velocidade de crescimento celular diminui até atingir a fase em que o número de novos microrganismos é menor ao número de microrganismos que morre.
c) Na fase estacionária, a diminuição de crescimento celular se deve essencialmente devido ao esgotamento de nutrientes no meio de cultura.
d) Na fase 'log' ocorre o acúmulo de metabólitos tóxicos aos microrganismos e ausência de oxigênio no meio de cultura.

Mais conteúdos dessa disciplina