Logo Passei Direto
Buscar
Qual a política econômica que melhor descreve as decisões do Banco Central da Índia, citado na reportagem?
a. Política fiscal.
b. Política de gastos.
c. Política alocativa.
d. Política orçamentária.
e. Política monetária.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Para responder à sua pergunta, precisamos entender o papel do Banco Central em uma economia. O Banco Central é responsável principalmente pela política monetária, que envolve o controle da oferta de dinheiro e das taxas de juros, visando manter a estabilidade econômica e controlar a inflação. Analisando as alternativas: a) Política fiscal - Refere-se a decisões sobre gastos e receitas do governo, não é a função do Banco Central. b) Política de gastos - Também relacionada a decisões governamentais sobre despesas, não é o foco do Banco Central. c) Política alocativa - Refere-se à alocação de recursos na economia, não é uma função direta do Banco Central. d) Política orçamentária - Relaciona-se ao orçamento do governo, não é a função do Banco Central. e) Política monetária - Esta é a política que o Banco Central utiliza para controlar a oferta de dinheiro e as taxas de juros. Portanto, a alternativa correta que melhor descreve as decisões do Banco Central da Índia é: e) Política monetária.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Banco Central anunciou, nesta segunda-feira, que emprestará US$ 2 bilhões das reservas internacionais para segurar a alta do dólar. A atuação do BC é uma tentativa de acalmar o mercado depois que a moeda americana subiu 2,4% e encerrou o dia negociada a R$ 3,913 nesta segunda-feira.
Com base no trecho anterior e nos conceitos estudados, assinale a alternativa correta sobre o regime cambial adotado no Brasil.
a. O Brasil adota um regime de câmbio fixo, onde o Banco Central tem controle total do valor da moeda estrangeira.
b. O Brasil adota o regime de câmbio flutuante, onde o Banco central não possui qualquer interferência no valor da moeda estrangeira.
c. No Brasil, adota-se o regime de câmbio semifixo, com minidesvalorizações sucessivas. Nesse regime, o Banco Central possui poderes limitados de intervenção no patamar cambial.
d. O Brasil pratica o regime de câmbio flutuante do tipo sujo. Ou seja, o câmbio é flutuante, entretanto há intervenções do Banco Central.
e. O Brasil adota um regime de câmbio de bandas cambiais, onde o Banco Central estabelece os limites mínimo e máximo de oscilação da moeda.

Desde o final do segundo mandato do governo Fernando Henrique até o governo de Michel Temer, o Brasil mantém as mesmas diretrizes macroeconômicas.
Além do citado superávit primário, quais os outros componentes do chamado tripé macroeconômico?
a. Metas de emprego e câmbio livre.
b. Metas fiscais e câmbio flutuante.
c. Metas para a inflação e câmbio flutuante sujo.
d. Controle dos juros e câmbio fixo.
e. Metas para a inflação e câmbio livre.

No período entre 2008 e 2015, a carga tributária brasileira – relação entre arrecadação total e PIB – permaneceu praticamente estável, ao redor dos 32%. Isso nos coloca acima de vizinhos da América Latina e de parte dos países ricos (que, via de regra, oferecem serviços públicos de melhor qualidade).
Com base nas afirmacoes da reportagem e nos seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
a. A tributação brasileira é justa, pois os impostos indiretos, que compõem quase a metade da carga tributária, atingem a todos de maneira indistinta.
b. O sistema tributário é concentrador de renda, pois o Brasil tributa pouco a renda e muito o consumo e a produção.
c. A solução para a melhora no fornecimento de serviços públicos e diminuição da desigualdade é uma redução drástica na carga tributária.
d. Não cabe ao estado o papel de redução de desigualdades, sendo essa uma função do mercado.
e. A solução é uma redução ainda maior dos tributos diretos sobre a renda e patrimônio da população mais rica, pois ele consome a maior parte de sua renda.

Quando a inflação está alta ou indica que vai ficar acima da meta, o Copom eleva a Selic. Dessa forma, os juros cobrados pelos bancos tendem a subir, encarecendo o crédito (financiamentos, empréstimos, cartão de crédito), freando o consumo e reduzindo o dinheiro em circulação na economia.
Assinale a alternativa que relaciona objetivos que compõem a função estabilizadora do Estado.
I – Estabilidade no nível de preços.
II – Produção de bens públicos.
III – Equilíbrio no balanço de pagamentos.
IV – Manter o crescimento econômico.
V – Manutenção do nível de empregos.
VI – Distribuição de renda na sociedade.
a. I, II e III.
b. I, III e VI.
c. I, III, IV e V.
d. II, III, V e VI.
e. II, V e VI.

Em 2017, o que derrubou as contas públicas foi a queda da arrecadação de impostos, após três anos de recessão.
A partir da reportagem e dos conceitos estudados, responda: no que consiste a função alocativa do Estado?
a. A função alocativa consiste nas políticas de distribuição de renda estatais.
b. Por meio da função alocativa o Estado é responsável pelas relações internacionais de um país.
c. A função alocativa do estado refere-se ao seu papel de realizar alterações na taxa de juros para estabilizar a economia.
d. A função alocativa do Estado ocorre principalmente nos setores em que a iniciativa privada não possui a devida eficiência. Dessa forma o investimento estatal garante a prosperidade desses segmentos.
e. A função alocativa corresponde à responsabilidade do Estado de manter o superávit primário.

Mais conteúdos dessa disciplina