Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
Existem diferentes denominações para microscópios, definidas de acordo com a classe da objetiva e a aplicação das lentes.
Considerando essas classes, qual tipo de microscópio é o mais adequado para o estudo da ultraestrutura de um organismo vivo?
Microscópio eletrônico de transmissão.
Microscopia eletrônica de varredura.
Microscopia óptica de campo claro.
Microscopia óptica de fluorescência.
Microscopia óptica de contraste de fase.
User badge image
Desafios para Aprender

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Para o estudo da ultraestrutura de um organismo vivo, o microscópio mais adequado é o microscópio eletrônico de transmissão (MET). Esse tipo de microscópio permite observar detalhes muito pequenos, como organelas celulares, com alta resolução, devido ao uso de elétrons em vez de luz. As outras opções, como a microscopia óptica, têm limitações na resolução que não permitem visualizar a ultraestrutura com a mesma clareza.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O microscópio tem a capacidade de aumentar a imagem pequenas, que estão sendo visualizadas com seu potencial de resolução. Essa função acontece por características da luz e das lentes ópticas e objetivas.
De acordo com contexto de qual fenômeno físico o texto está se referindo:
Difração.
Espalhamento.
Refração.
Absorção.
Reflexão.

Na microscopia de fluorescência, utiliza-se um tipo específico de filtro, conhecido como espelho dicroico. Esse espelho:
permite que comprimentos de onda acima de 750 nm passem por ele e ao mesmo tempo reflete todos os comprimentos de onda abaixo de 750 nm.
permite que uma luz de determinado comprimento de onda o atravesse enquanto reflete as demais.
decompõe a luz em três faixas específicas de comprimentos de onda s dentro das cores azul, verde e vermelho do espectro da luz visível.
é capaz de separar a luz emitida em dois feixes enviando-os em direções diferentes de modo a serem detectados por fotodetectores específicos.
recebe dois feixes de ondas de posições diferentes dentro dos microscópios e tem a propriedade de combiná-los em um único feixe para que a amostra seja iluminada de forma homogênea.

Mais conteúdos dessa disciplina