Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
É um distúrbio cutâneo autolimitado e pode apresentar-se de forma grave, acometendo também membranas mucosas, como olhos, esôfago, trato digestivo e outros. Esta forma mais grave é conhecida como Síndrome de Stevens-Johnson e os achados clínicos incluem o surgimento de bolhas que, por vezes, se rompem, expondo camadas profundas da pele.
Assinale a alternativa CORRETA a que o texto se refere:
A Psoríase.
B Eritema multiforme.
C Urticária crônica.
D Síndrome de Angelman.
User badge image
Questões Para a Compreensão

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

O texto descreve um distúrbio cutâneo autolimitado que pode se apresentar de forma grave, afetando também membranas mucosas e mencionando a Síndrome de Stevens-Johnson. Essa síndrome está associada a uma condição que envolve o surgimento de bolhas na pele. Vamos analisar as alternativas: A) Psoríase - É uma doença crônica da pele, mas não se relaciona com a Síndrome de Stevens-Johnson. B) Eritema multiforme - Esta condição é conhecida por causar lesões cutâneas e pode evoluir para a Síndrome de Stevens-Johnson, o que se encaixa na descrição do texto. C) Urticária crônica - É uma condição que causa coceira e urticas, mas não está relacionada à Síndrome de Stevens-Johnson. D) Síndrome de Angelman - É uma condição genética que não tem relação com distúrbios cutâneos. Portanto, a alternativa correta a que o texto se refere é: B) Eritema multiforme.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com Santos (2020), a temperatura corporal é o resultado do equilíbrio entre a produção e a dissipação do calor. Para que ocorra tal equilíbrio, o hipotálamo recebe informações sobre a mudança de temperatura corporal, proveniente de termorreceptores periféricos e de próprios termorreceptores. De acordo com a informação recebida, o hipotálamo anterior ou posterior assume o papel da termorregulação.
Sobre a elevação da temperatura corporal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A febre é definida como a elevação da temperatura corporal, mesmo após o ajuste realizado no termostato no hipotálamo, excedendo a variação normal ao longo do dia.
( ) O paciente com febre apresenta vasoconstrição periférica, piloereção, calafrios e alteração no comportamento.
( ) A hipertermia ocorre quando há falência dos mecanismos periféricos em corrigir o aumento da temperatura corporal, podendo ser causada, por exemplo, pela produção metabólica exagerada de calor corpóreo devido ao calor excessivo do ambiente ou pela dissipação prejudicada de calor.
( ) Para o tratamento de hipertermia, recomenda-se resfriar o organismo do indivíduo por medidas físicas, como a utilização de compressas frias na região do pescoço e das axilas, por exemplo.
A) F - V - F - F.
B) V - V - V - V.
C) V - F - V - V.
D) F - V - V - V.

Conforme dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL), os acidentes com energia elétrica, incluídos os choques elétricos, incêndios por sobrecarga e descargas atmosféricas (raios), atingiram a marca de 741 ocorrências no primeiro semestre de 2020. Como se vê, os acidentes por choque elétrico merecem atenção, pois podem lesionar vários membros do corpo humano. Dentre eles, temos as lesões na cabeça e no pescoço que são na maioria das vezes o primeiro ponto de contato.
Sobre as lesões na cabeça e no pescoço, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Uma lesão na cabeça não é considerada grave.
( ) O ponto terra é o local onde ocorreu a saída da descarga elétrica.
( ) As vítimas, em sua maioria, podem apresentar porta de entrada da corrente elétrica em qualquer parte da cabeça.
( ) A passagem da corrente pelo corpo é determinada por quais estruturas foram lesionadas e danificadas e pelo tipo da corrente alternada.
a) V - F - F - F.
b) F - F - V - V.
c) V - V - V - F.
d) F - V - V - V.

“Espanha registra 500 mortes por onda de calor, uma das piores na história do país. País é um dos mais afetados pela onda de calor que atinge a Europa, uma das piores da história do continente. Mortes são provocadas por incêndios e hipertermia e já passaram de 1.500 no continente só este ano” (PRESSE, 2022). Ainda na reportagem “De acordo com Pricila Currie, paramédica brasileira que atua em Londres, as maiores ocorrências envolvendo o calor são de pessoas desmaiando, desidratadas e com insolação”. Neste último ano, a Europa enfrentou uma forte onda de calor que quebrou recordes históricos e levantou um alerta para o continente sobre o perigo de “morte por hipertermia”.
Com relação à hipertermia e à hipertermia maligna, analise as sentenças a seguir:
I- A hipertermia é a elevação da temperatura corpórea que quando o organismo produz e/ou absorve mais calor do que consegue dissipar.
II- A hipertermia também pode estar presente frente a uma resposta fisiológica ao exercício intenso.
III- Assim como os pacientes febris, os hipertérmicos têm benefício com agentes antipiréticos com atividade central (exemplos: dipirona, ácido acetilsalicílico, paracetamol ou ibuprofeno).
IV- A hipertermia é caracterizada pela falência dos mecanismos periféricos em corrigir (ajustar) o aumento da temperatura corporal, podendo ser causada pela produção metabólica exagerada e/ou excessiva de calor corpóreo, influenciada pelo calor excessivo do ambiente ou pela dissipação prejudicada de calor (uso de muitas roupas, por exemplo).
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B Somente a sentença I está correta.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças III e IV estão corretas.

De acordo com Santos (2020), a temperatura do corpo humano dita como fisiológica, medida por meio da adaptação de termômetro nas axilas, é de 36,5 °C. Quando a temperatura corporal excede a 40 °C maiores são as possibilidades de haver prejuízo ao corpo humano do ponto de vista funcional, trazendo vulnerabilidade a pessoa que vivencia tal enfermidade.
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A procura por serviços de atendimento em urgência e emergência com queixas de elevação de temperatura é frequente, a maioria dos casos corresponde à febre, caracterizada pela elevação de temperatura do corpo devido à produção ou absorção de mais calor do que o corpo consegue eliminar. Em contrapartida, casos em que existe elevação de temperatura devido à resposta fisiológica frente a processos infecciosos e/ou inflamatórios caracteriza-se como hipertermia.
II- O conceito de hipertermia difere do de febre, investigar os diagnósticos diferenciais de ambas se torna necessário para que se tenha uma melhor compreensão sobre a fisiopatologia envolvida e o uso da terapêutica ideal para cada situação.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II complementa a I.
C As asserções I e II são proposições falsas.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina