Logo Passei Direto
Buscar
A urina é resultado da filtração glomerular e podemos analisar a diminuição e o aumento desse processo de acordo com diferentes fatores.
Dentro desse contexto analise as afirmativas abaixo:
I - Doenças crônicas como hipertensão e doenças renais podem diminuir a filtração glomerular.
II - Aumento da atividade do sistema nervoso autônomo simpático aumentam a filtração glomerular.
III - Aumento do fluxo sanguíneo pode aumentar a filtração glomerular.
IV - Aumento na pressão arterial diminui a filtração glomerular.
I, II e III apenas.
I, III e IV apenas.
I e III apenas.
I apenas.
III apenas.
User badge image
Estudo Através de Questões

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada afirmativa: I - Doenças crônicas como hipertensão e doenças renais podem diminuir a filtração glomerular. Verdadeiro, essas condições podem afetar negativamente a função renal e reduzir a filtração glomerular. II - Aumento da atividade do sistema nervoso autônomo simpático aumenta a filtração glomerular. Falso, a ativação do sistema nervoso simpático geralmente causa vasoconstrição das arteríolas aferentes, o que pode diminuir a filtração glomerular. III - Aumento do fluxo sanguíneo pode aumentar a filtração glomerular. Verdadeiro, um aumento no fluxo sanguíneo renal pode levar a um aumento na filtração glomerular. IV - Aumento na pressão arterial diminui a filtração glomerular. Falso, um aumento na pressão arterial geralmente aumenta a filtração glomerular, até certo ponto, devido ao aumento da pressão hidrostática nos capilares glomerulares. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são I e III. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: "I e III apenas."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere que PG é a pressão hidrostática glomerular; PB é a pressão hidrostática na cápsula de Bowman; πG é a pressão coloidosmótica glomerular, relacionada à concentração de proteínas; e πB é a pressão coloidosmótica na cápsula de Bowman. Podemos inferir que a pressão efetiva de filtração do líquido no glomérulo renal pode ser calculada com a seguinte expressão:
PG - PB - πG - πB
PG + PB + πG + πB
PG - PB - πG + πB
(PG x PB) - (πG x πB)
(PG x PB) + (πG x πB)

Além das artérias e veias que são essenciais para circulação, temos a microcirculação com auxílio dos capilares sanguíneos que contribuem para transporte de nutrientes e oxigênio para tecido.
A força que faz pressão no líquido para dentro dos capilares é denominada de:
Pressão do líquido intersticial.
Pressão coloidosmótica do líquido intersticial.
Pressão plasmática capilar.
Pressão coloidosmótica plasmática capilar.
Pressão Capilar.

Sobre a biomecânica da respiração, assinale a alternativa incorreta:
Existe na cavidade pleural uma leve sucção, realizada pelo sistema linfático, o que gera uma pressão positiva nesse líquido.
Na respiração em repouso, o principal músculo da inspiração é o diafragma.
A expansão e contração dos pulmões são realizadas por movimentos do diafragma e pela elevação/depressão das costelas.
Entre as pleuras parietal e visceral, existe o líquido pleural. Dessa forma, os pulmões se movimentam na caixa torácica com um sistema de lubrificação ao redor.
Os músculos intercostais internos deprimem as costelas, e os músculos abdominais (reto do abdome, oblíquos internos e externos) aumentam a pressão intra-abdominal, o que aumenta o fluxo de ar expiratório.

A Lei de Ohm relaciona a diferença de pressão entre dois pontos de um vaso sanguíneo (ΔP) e a resistência vascular (R), para calcularmos o fluxo de sangue pelo vaso (Q). Ela é expressa da seguinte forma:
Q = ΔP.R
Q = ΔP/R
Q = R/ΔP
Q = R + ΔP
Q = (R + ΔP)/2

Mais conteúdos dessa disciplina