Logo Passei Direto
Buscar
O antígeno e os anticorpos utilizados para diagnóstico de hepatite B permitem compreender qual o estágio da infecção. Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Um paciente de 25 anos apresenta os seguintes exames: Anti-HBs positivo anti-HBc (IgG e IgM) positivo e HBsAg positivo.
( ) Um paciente de 20 anos apresenta os seguintes exames: Anti-HBs negativo, anti-HBc (IgG e IgM) positivo, HBeAg positivo, e HBsAg positivo.
( ) Um paciente de 40 anos apresenta os seguintes exames: Anti-HBs positivo, anti-HBc negativo e HBsAg negativo.
A III - II - I.
B II - III - I.
C I - II - III.
D II - I - III.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 8 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 horas

Vamos analisar cada um dos casos apresentados: 1. Paciente de 25 anos: - Anti-HBs positivo - Anti-HBc (IgG e IgM) positivo - HBsAg positivo - Interpretação: Este paciente está em fase aguda ou crônica da infecção, pois tem HBsAg positivo e anti-HBc positivo (IgM indica infecção recente). 2. Paciente de 20 anos: - Anti-HBs negativo - Anti-HBc (IgG e IgM) positivo - HBeAg positivo - HBsAg positivo - Interpretação: Este paciente está em fase aguda da infecção, pois tem HBsAg e HBeAg positivos, além de anti-HBc positivo. 3. Paciente de 40 anos: - Anti-HBs positivo - Anti-HBc negativo - HBsAg negativo - Interpretação: Este paciente está imunizado, pois tem Anti-HBs positivo e HBsAg negativo, sem evidência de infecção ativa. Agora, vamos correlacionar as interpretações com as opções: - I: Paciente de 25 anos (fase aguda ou crônica) - II: Paciente de 20 anos (fase aguda) - III: Paciente de 40 anos (imunizado) A sequência correta, considerando a gravidade da infecção, é: - II (fase aguda) - I (fase aguda ou crônica) - III (imunizado). Portanto, a alternativa correta é: D II - I - III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O T. pallidum é um patógeno que tem como hospedeiro apenas os seres humanos e a via de transmissão ocorre principalmente por contato sexual, porém também pode ser transmitido por transmissão vertical. Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Na sífilis terciária, o paciente apresenta um processo inflamatório acompanhado da destruição de tecido ósseo, estabelecimento da sífilis cardiovascular, neurossífilis é considerado o estágio mais grave.
II- Se o paciente não identificou e tratou a infecção no estágio de sífilis primário ou secundária, a doença entra num estágio de latência onde as manifestações clínicas cessam e podem voltar a se manifestar após dez anos da infecção.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D) As asserções I e II são proposições falsas.

O ELISA (do inglês, Enzyme Linked Immuno Sorbent Assay) é um imunoensaio no qual a ligação antígeno-anticorpo é acompanhada por mensuração de atividade enzimática. Sobre ELISA, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- No teste de ELISA direto, uma enzima se liga a um anticorpo, que reconhece um antígeno alvo. A enzima reage com um substrato incolor para produzir um produto colorido. Se o antígeno estiver presente, o complexo anticorpoenzima irá ligar-se a ele, e a enzima catalisará a reação. Então, a presença de produto colorido indica a presença de antígeno.
II- No teste de Elisa direto, o anticorpo se liga ao antígeno adsorvido no poço da placa e anticorpos ligados à enzima se ligam aos anticorpos primários. O substrato é adicionado e convertido pela enzima a uma cor determinada. A coloração é inversamente proporcional à quantidade de anticorpo.
III- No teste de ELISA indireto, o anticorpo de captura é, inicialmente, adsorvido no poço e depois, a amostra com o antígeno é adicionada e se liga a esse anticorpo. Adiciona-se outro anticorpo específico para o antígeno. Um terceiro anticorpo ligado à enzima é adicionado. Esse anticorpo irá reagir com o substrato adicionado, gerando cor.
IV- No ELISA de competição, a presença de anticorpos em determinado soro é revelada pela competição com um anticorpo específico (mono ou policlonal) dirigido contra o antígeno. Igualmente, o resultado é dado pela adição de um conjugado, porém a coloração aparecerá nos poços onde não havia anticorpos.
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

Como auxílio no diagnóstico de doenças reumatológicas de caráter autoimune, a pesquisa de autoanticorpos contra proteínas do núcleo e citoplasma celulares (FAN) pode auxiliar expressivamente o diagnóstico. Quanto aos padrões mais comumente encontrados, analise as sentenças a seguir: I- Anti-Sm: não possui alta especificidade para o LES, porém sua sensibilidade nestes pacientes é de apenas 25 a 30%. II- Anti-DNA de cadeia dupla com padrão homogêneo: é encontrado primeiramente no Lúpos Eritematoso Sistêmico. III- Anti PCNA Padrão pontilhado pleomórfico: é específico para LES (5 a 10% dos casos) não sendo encontrado em outras patologias. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina