Logo Passei Direto
Buscar
Não se pode negar que, embora bastante presentes em problemas envolvendo valores monetários e medidas, os números decimais constituem uma dificuldade no processo da aprendizagem matemática nas escolas. Uma das causas desse problema está na estrutura do currículo da matemática na escola básica.
Julgue os itens a seguir, acerca do ensino dos números decimais no currículo da educação básica.
I Os números decimais representam uma expansão do sistema de numeração decimal enquanto base decimal e, por isso, seu conceito e representação no currículo precisam vir articulados à expansão da estrutura do sistema decimal.
II O ensino dos números decimais deve preceder o ensino do sistema monetário, uma vez que o conhecimento dos decimais no currículo da educação básica é um pré-requisito para a aprendizagem desse conteúdo.
III O currículo de matemática da escola básica deve propor, inicialmente, o ensino das frações com qualquer denominador, para então tratar das frações decimais como um caso específico, introduzindo, então, os números decimais.
IV A ação do aluno em contextos de significado envolvendo valores monetários e medidas é fonte geradora de aprendizagem dos números decimais e, portanto, de ensino na escola, em um processo de resgate dos conhecimentos prévios dos alunos.
a) I e II.
b) II e III.
c) II, III e IV.
d) I e III.
e) I e IV.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 2 meses

atv 6
3 pág.

UNIARAXÁ

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Os números decimais representam uma expansão do sistema de numeração decimal enquanto base decimal e, por isso, seu conceito e representação no currículo precisam vir articulados à expansão da estrutura do sistema decimal. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois os números decimais são uma extensão natural do sistema decimal. II. O ensino dos números decimais deve preceder o ensino do sistema monetário, uma vez que o conhecimento dos decimais no currículo da educação básica é um pré-requisito para a aprendizagem desse conteúdo. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois entender os números decimais é fundamental para lidar com o sistema monetário. III. O currículo de matemática da escola básica deve propor, inicialmente, o ensino das frações com qualquer denominador, para então tratar das frações decimais como um caso específico, introduzindo, então, os números decimais. Falso, o ensino das frações deve ser feito de forma a construir uma compreensão sólida antes de introduzir frações decimais, mas não necessariamente começando com frações de qualquer denominador. IV. A ação do aluno em contextos de significado envolvendo valores monetários e medidas é fonte geradora de aprendizagem dos números decimais e, portanto, de ensino na escola, em um processo de resgate dos conhecimentos prévios dos alunos. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a aplicação prática dos números decimais em contextos significativos ajuda na aprendizagem. Com base nas análises, os itens verdadeiros são I, II e IV. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: e) I e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

atv 6
3 pág.

UNIARAXÁ

Mais perguntas desse material

O professor, em meio ao processo de ensino e aprendizagem, precisa ter uma postura autônoma, pois as relações que se estabelecem, estão situadas em um contexto histórico e social que precisam ser considerados, sendo o livro didático apenas um dos instrumentos de apoio, como destaca Brasil (2013, p. 13): Embora o livro didático seja um recurso importante no processo de ensino e aprendizagem, ele não deve ocupar papel dominante nesse processo. Assim, cabe ao professor manter-se atento para que sua autonomia pedagógica não seja comprometida. Nunca é demais insistir que, apesar de toda a sua importância, o livro didático não é o único suporte do trabalho pedagógico do professor. É sempre desejável buscar complementá-lo, a fim de ampliar as informações e as atividades nele propostas, para contornar deficiências ou, ainda, adequá-lo ao grupo de alunos que o utilizam.
De acordo com a citação, é incorreto afirmar:
a) Diante do que foi exposto é possível admitir que a forma como o professor lida com o livro didático é que faz a diferença na hora de ensinar, entretanto, é sabido que não se podem atribuir exclusivamente ao professor os males da educação; mas é preciso reconhecer que, muitas vezes o problema perpassa sim pela questão da formação dos professores, o que também não implica dizer que uma boa formação garante o correto uso dos livros didáticos em sala de aula, uma vez que há fatores políticos, econômicos e sociais que interferem diretamente no fazer docente.
b) Nenhum livro didático, por melhor que seja, deve ser utilizado sem adaptações. Como todo e qualquer livro, o didático também propicia diferentes leituras para diferentes leitores, e é em função da liderança que tem na utilização coletiva do livro didático que o professor precisa preparar com cuidado os modos de utilização dele, isto é, as atividades escolares através das quais, um livro didático vai se fazer presente no curso em que foi adotado.
c) O livro didático não pode competir com o professor. O professor mais do que qualquer livro, sabe quais os aspectos do conhecimento são mais íntimos de seus alunos, quais modalidades de exercício e que tipos de atividade respondem mais fundo em sua classe.
d) O livro didático é fundamental para nortear o trabalho em sala de aula, e a postura do professor é fator determinante no processo de ensino e aprendizagem.
e) O uso do livro didático impede que o professor busque, de forma autônoma, outras fontes e experiências para complementar o seu trabalho; e dá ao mesmo, a liberdade de dar outros destaques, bem como acrescentar, modificar, complementar e também introduzir novas atividades de acordo com as necessidades surgidas e com as ideias pedagógicas desenvolvidas em seu meio escolar.

Mais conteúdos dessa disciplina