Logo Passei Direto
Buscar
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST), curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior.
Ao realizar o teste rápido de sífilis e o resultado se apresentar positivo (reagente),
A. estabelece-se o diagnóstico conclusivo de sífilis sem necessidade de realização de outros testes ou exame para confirmação.
B. uma amostra de sangue deverá ser coletada e encaminhada para realização de um teste laboratorial (não treponêmico), para confirmação do diagnóstico.
C. orienta-se o paciente a realizar outro teste após três meses, ocasião em que o provável período de incubação já terá passado.
D. independentemente do tipo de paciente, ele deverá ser encaminhado ao médico que irá prescrever o tratamento para sífilis.
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

há 15 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 15 horas

Vamos analisar as alternativas uma a uma: A. estabelece-se o diagnóstico conclusivo de sífilis sem necessidade de realização de outros testes ou exame para confirmação. - Esta opção não está correta, pois um teste rápido positivo não é um diagnóstico conclusivo; é necessário confirmar com outros testes. B. uma amostra de sangue deverá ser coletada e encaminhada para realização de um teste laboratorial (não treponêmico), para confirmação do diagnóstico. - Esta opção está correta, pois após um teste rápido positivo, é recomendável realizar um teste laboratorial para confirmação. C. orienta-se o paciente a realizar outro teste após três meses, ocasião em que o provável período de incubação já terá passado. - Esta opção não é a mais adequada, pois o teste deve ser confirmado antes de esperar três meses. D. independentemente do tipo de paciente, ele deverá ser encaminhado ao médico que irá prescrever o tratamento para sífilis. - Embora seja importante encaminhar o paciente ao médico, a confirmação do diagnóstico deve ser feita primeiro. Portanto, a alternativa correta é: B. uma amostra de sangue deverá ser coletada e encaminhada para realização de um teste laboratorial (não treponêmico), para confirmação do diagnóstico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A pessoa teve relação sexual desprotegida. Uma semana após essa exposição de risco, procurou um serviço de saúde para a realização de testes rápidos. Os resultados dos testes rápidos para HIV e sífilis foram não reagentes.
qual a recomendação? Assinale a alternativa correta.
a) Repetir a testagem após 30 dias, pois uma resposta imunológica à exposição recente pode levar semanas para atingir níveis detectáveis de anticorpos.
b) Considerar essa pessoa como certamente não reagente para essas doenças;
c) Realizar um outro teste rápido no mesmo dia;
d) Encaminhar para diagnóstico laboratorial.

Mais conteúdos dessa disciplina