Buscar

Relação entre o princípio da função social do contrato e o princípio da sociabilidade conforme Miguel Reale?

#DireitoCivil  #Contratos

💡 3 Respostas

User badge image

ana luisa holanda

Miguel Reale , definidor do Código Civil como "a constituição do homem comum", pondera que o princípio da eticidade afasta o excessivo rigorismo formal ao conferir ao juiz "não só poder para suprir lacunas, mas também para resolver, onde e quando previsto, de conformidade com valores éticos". José Augusto Delgado  aduz que "interpretar as regras do Código Civil com base em princípios éticos é contribuir para que a idéia de justiça aplicada concretamente torne-se realidade", o que é anseio de todos os cidadãos.

O princípio da socialidade, por sua vez, como bem assevera Judith Martins-Costa , guarda íntima relação com o princípio da eticidade, sendo certo que a distinção feita entre eles é meramente metodológica. Isso porque as regras dotadas de conteúdo social são fundamentalmente éticas e as normas éticas têm afinidade com a socialidade.

0
Dislike0
User badge image

ana luisa holanda

continuação

Quando o interesse privado do contratante não necessariamente conflui com o interesse contratual útil da sociedade e havendo colisão entre estes interesses deverá prevalecer o interesse da sociedade sobre os interesses do particular, este fator é chamado também de dirigismo contratual, “o Estado intervém no negócio privado e ainda uma vez amputa no indivíduo aquilo que confere ao social”  (CAIO MARIO DA SILVA PEREIRA,  2004, p. 147).

Norteado pela eticidade e socialidade, o Código Civil consignou como cláusula geral em seus dispositivos a função social do contrato o que vem modificando paulatinamente a forma como as pessoas realizam os negócios jurídicos contratuais. Esta foi uma das modificações mais temidas e festejadas trazida pelo novel Código Civil.

0
Dislike0
User badge image

ana luisa holanda

a função social do contrato não elimina a autonomia privada, como lecionam alguns doutrinadores, pois as partes continuam tendo o direito de livre escolher com quem vai contratar, de definir o objeto do contrato, o tempo e o momento de sua duração e as formas de cumprimento, entre outras liberdades. Mesmo o contrato sendo “controlado” por sua função social.

 

O contrato é um instrumento jurídico de vital importância para a sociedade, neste diapasão, a função social do contrato não deve ser entendida como uma tutela ao hipossuficente, uma proteção a parte mais fraca da relação contratual. O principio da função social do contrato tutela o próprio instituto do contrato. Para a sociedade é importante eu este instituto jurídico tenha seu funcionamento regular e cumpra com suas funções econômicas e sociais, entendemos, assim, que o Estado dá ao instituto contratual uma proteção e intervem em sua funcionalização para que este atinja seu fim social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais