Leia o fragmento de texto a seguir:
“[…] a organização do espaço urbano, e a relação entre a metrópole e as cidades menos desenvolvidas, cidades do interior e áreas rurais, criam condições de disparidade de acesso à informação e aos meios de comunicação, sobretudo à informação noticiosa. Podemos observar isso em camadas de análise, centralizando, em parte, o caráter da falta de representatividade e de sentimento de pertença à localidade, ou ainda centralizando o aspecto de poder local e regional, ou ainda perceber a homogeneização da informação com a reprodução da notícia estadual ou nacional para o ambiente local”.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Deserto de notícias: um olhar sobre a diferença de oferta midiática entre grandes centros urbanos e pequenas cidades no Paraná, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das implicações da disparidade de acesso à informação entre áreas urbanas desenvolvidas e áreas rurais menos favorecidas:
A
Fortalecimento da diversidade cultural e linguística nas comunidades urbanas, promovendo uma maior inclusão social.
B
Ampliação das oportunidades de emprego e renda para os moradores das áreas rurais, impulsionando o desenvolvimento econômico local.
C
Diminuição das desigualdades de acesso à saúde e à educação entre as populações urbanas e rurais, garantindo um melhor padrão de vida para todos.
D
Perpetuação da falta de representatividade e do distanciamento entre as comunidades rurais e as esferas de poder, devido à centralização da informação e à falta de acesso equitativo aos meios de comunicação e à informação.
E
Aumento da participação política e da representatividade democrática nas áreas urbanas, facilitando o acesso aos processos de tomada de decisão.
Ed
anteontem
Vamos analisar as alternativas com base no fragmento de texto apresentado, que discute a disparidade de acesso à informação entre áreas urbanas desenvolvidas e áreas rurais menos favorecidas. A alternativa D menciona a "perpetuação da falta de representatividade e do distanciamento entre as comunidades rurais e as esferas de poder, devido à centralização da informação e à falta de acesso equitativo aos meios de comunicação e à informação." Essa afirmação está alinhada com o que o texto sugere sobre a desigualdade no acesso à informação e suas consequências. As outras alternativas (A, B, C e E) falam sobre aspectos positivos que não se relacionam diretamente com a disparidade de acesso à informação, mas sim com melhorias que não são mencionadas no fragmento. Portanto, a alternativa correta é: D.