Logo Passei Direto
Buscar
O projeto mais eficiente de uma turbina de impulso foi desenvolvido pelo engenheiro Pelton, em 1878, e, de maneira geral, consistiu em um bocal que convergia fluido em alta velocidade, ou seja, alta energia cinética sobre as pás que estavam acopladas a uma roda. A figura a seguir mostra que as pás foram projetadas para dividir o fluxo em duas metades, de modo que a máxima quantidade de movimento pudesse ser transferida:
Com base nas informações apresentadas e nos seus conhecimentos sobre o cálculo de potência em uma turbina Pelton, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Ao derivar a equação em relação à velocidade linear da pá, ou seja, , temos que a potência máxima será atingida quando a velocidade linear da pá for igual à metade da velocidade do jato. Essa potência é chamada de potência teórica máxima.
II. A equação não inclui perdas devido ao atrito, à falta de alinhamento entre as pás e ao fluxo de fluido, dentre outros fatores que afetam a eficiência de uma turbina real.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.
User badge image
Estudo Através de Questões

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada uma das asserções: I. Ao derivar a equação em relação à velocidade linear da pá, temos que a potência máxima será atingida quando a velocidade linear da pá for igual à metade da velocidade do jato. Essa potência é chamada de potência teórica máxima. Verdadeiro, essa afirmação está correta. A potência teórica máxima de uma turbina Pelton é de fato alcançada quando a velocidade da pá é metade da velocidade do jato de água. II. A equação não inclui perdas devido ao atrito, à falta de alinhamento entre as pás e ao fluxo de fluido, dentre outros fatores que afetam a eficiência de uma turbina real. Verdadeiro, essa afirmação também está correta. A equação teórica não considera as perdas que ocorrem em uma turbina real, como atrito e desalinhamento. Agora, vamos verificar a relação entre as asserções: - Ambas as asserções I e II são verdadeiras. - A asserção II é uma justificativa correta da I, pois explica que a potência teórica máxima não leva em conta as perdas que ocorrem na prática. Portanto, a alternativa correta é: A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A velocidade específica é definida como a relação entre o coeficiente de potência e o coeficiente de carga, como mostra a seguinte equação: A figura a seguir mostra a eficiência máxima como função da velocidade específica para os três tipos principais de turbina: Figura – Gráfico de rendimento das principais turbinas hidráulicas versus velocidade específica Fonte: Çengel e Cimbala (2015, p. 704). #PraCegoVer: a figura apresenta um gráfico que relaciona a eficiência máxima como função da velocidade específica para os três tipos principais de turbina. À esquerda, encontra-se o eixo vertical dos rendimentos, em ordem crescente, de baixo para cima, com os seguintes valores: 0,5, 0,6, 0,7, 0,8, 0,9 e 1. Na região inferior, encontra-se o eixo horizontal, com as potências em ordem crescente, da esquerda para a direita, e os seguintes valores: 0,01, 0,02, 0,05, 0,1, 0,2, 0,5, 1, 2, 5 e 10. Na região central do gráfico, da esquerda para a direita, são expostos os seguintes tipos de turbina: impulso, Francis e Kaplan.
Com base nos seus conhecimentos sobre o assunto, na expressão matemática de velocidade específica e na análise da figura apresentada, leia as afirmativas a seguir e assinale V para Verdadeiro e F para Falso:
I. ( ) Duas turbinas hidráulicas mecanicamente semelhantes possuem os mesmos valores de velocidade específica.
II. ( ) As turbinas do tipo Kaplan operam com maiores velocidades específicas, quando comparadas às turbinas Francis e de impulso.
III. ( ) A mudança na massa específica do fluido não alterna o cálculo de velocidade específica da turbina hidráulica.
IV. ( ) As turbinas de impulso operam com menores velocidades específicas, quando comparadas às turbinas Francis e Kaplan.
A F, F, V, F.
B F, F, V, V.
C F, V, V, F.
D V, V, F, V.
E F, V, V, V.

Em uma represa hidrelétrica que faz uso de uma turbina de reação Francis para produção de energia elétrica, a carga bruta Hbruta é de 200 m, e a vazão volumétrica de água na turbina é de 100 m³/s. Considere, ainda, a massa específica da água sendo igual a 1.050 kg/m³ e g = 9.8 m/s².
Agora, assinale a alternativa correta sobre a potência ideal gerada no eixo na saída da turbina:
a. 205.800 MW.
b. 205,8 MW.
c. 205,8 W.
d. 20,6 MW.
e. 205,8 kW.

A análise dimensional, juntamente com as relações de semelhança, pode ser utilizada para escalar duas turbinas geometricamente semelhantes e, também, para antever o desempenho de determinada turbina operando em condições de carga manométrica, vazões e velocidades diferentes.
A respeito da análise dimensional e da semelhança mecânica aplicada às turbinas hidráulicas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para Verdadeiro e F para Falso:
I. ( ) O parâmetro adimensional coeficiente de carga é dado por .
II. ( ) O parâmetro adimensional coeficiente de capacidade é dado por .
II. ( ) A expressão utilizada para fazer correção do rendimento entre protótipo e modelo é
IV. ( ) O parâmetro adimensional coeficiente de potência é dado por .
a. F, F, V, V.
b. V, V, F, V.
c. F, F, V, F.
d. F, V, V, F.
e. V, F, V, F.

Um parâmetro importante que pode apoiar a seleção de uma turbina hidráulica é a velocidade específica. Sua definição tem como base a teoria da semelhança mecânica, e sua expressão matemática é fornecida a seguir: O fluido de operação é a água, com massa específica igual a 998 kg/m³, e a rotação do protótipo é de 160 rpm (16,75 rad/s). Ademais, no ponto de máxima eficiência, a queda bruta é de 200 m, e a potência é de 400 MW.
Diante do exposto, assinale a alternativa correta sobre a velocidade específica para o referido protótipo de turbina hidráulica:
a. 86,2.
b. 0,00086.
c. 0,0086.
d. 862.000.
e. 0,86.

Mais conteúdos dessa disciplina