Ciencia tecnologica e educação

01 Leia o que Vani Kenski afirma sobre tecnologias:

As tecnologias são tão antigas quanto a espécie humana. Na verdade, foi a engenhosidade humana, em todos os tempos, que deu origem às mais diferenciadas tecnologias. O uso do raciocínio tem garantido ao homem um processo crescente de inovações. Os conhecimentos daí derivados, quando colocados em prática, dão origem a diferentes equipamentos, instrumentos, recursos, produtos, processos, ferramentas, enfim, a tecnologias.

 

Kenski, Vani Moreira.

Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, S.P: Papirus, 2007. p.15

 

De acordo com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, as tecnologias podem ser classificadas didaticamente, segundo Sancho, em três grandes grupos. Enumere, na ordem sequencial, os exemplos que se relacionam a cada tipo de tecnologias a seguir:

1. Físicas

2. Organizadoras

3. Simbólicas

 

 

( ) forma de comunicação entre as pessoas, desde o modo como estão estruturados  os idiomas escritos e falados até como as pessoas se comunicam.

( ) formas de como nos relacionam com o mundo.

( ) instrumentos físicos.

( ) satélites, computadores, livro.

( ) como os diversos sistemas produtivos estão organizados.

 

 Agora, marque a sequência correta:

A

3,2,1,1,2

B

3,3,1,3,1

C

2,3,1,3,2

D

1,1,2,2,3

E

2,2,3,2,1

Resposta  A

02 As tecnologias invadem as nossas vidas, ampliam a nossa memória, garantem novas possibilidades de bem estar e fragilizam as capacidades naturais do ser humano. Somos muito diferentes dos nossos antepassados e nos acostumamos com alguns confortos tecnológicos – água encanada, luz elétrica, fogão, sapatos, telefone – que nem podemos imaginar como seria viver sem eles.

 Kenski, Vani Moreira.

Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, S.P: Papirus, 2007. p.19

 

De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, podemos encontrar diversos conceitos de tecnologias. Analise as afirmativas a seguir que apresentamconceitos de tecnologias:

I. Maneira como os homens fazem as coisas porque, em primeiro lugar, não se distingue desta forma técnica de tecnologia.

II. Processo contínuo através do qual a humanidade molda, modifica e gera a sua qualidade de vida.

III. Conjunto de técnicas ou de todas as técnicas e sofisticação da técnica.

IV. Aplicação do conhecimento científico para obter-se um resultado prático.

 

São corretas as afirmativas:

A

Afirmativas I, II e III apenas.

B

Afirmativas III e IV apenas.

C

Afirmativa IV, apenas.                                        

D

Afirmativa II e IV apenas.

E

Afirmativa I e II apenas.

Resposta D

 

03 Leia o trecho, a seguir, sobre a utilização das tecnologias na educação:

Propomos a utilização das tecnologias na escola por serem frutos da produção humana, parte da sociedade, como tal -como todas as tecnologias criadas pelo homem, como a escrita, por exemplo -, devem ter seu acesso democratizado, sendo desmetificadas. Os alunos devem ser educados para o domínio do manuseio, da criação e interpretação de novas linguagens e forma de expressão e comunicação, para irem se constituindo em sujeitos responsáveis pela produção. Podemos pensar ainda que a própria tecnologia pode ser um meio de concretizar o discurso que propõe que a escola deve fazer o aluno aprender a aprender, a criar, a inventar soluções próprias diante dos desafios, enfim, formar-se com e para a autonomia, não para repetir, copiar, imitar.

 

Pocho, Claudia Lopes. Tecnologia Educacional: descubra suas possibilidades em sala de aula / Claudia Lopes Pocho, Márcia de Medeiros Aguiar, Marisa Narcizo Sampaio; Ligia Silva Leite (coord.). Petrópolis, R,J: Vozes, 2003. P.15.

 

O uso das tecnologias educacionais, segundo as autoras do livro-base, ocorreu de “duas formas”: utilização dos meios pelos meios e como uma fórmula para atender os problemas educacionais. Sobre as formas de utilização das tecnologias na educação, analise as afirmativas abaixo, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

I. (....) Ao considerar que as tecnologias educacionais resolveriam os problemas da educação, as ações se concretizavam a partir da aplicação do conhecimento científico e organizadas para a solução de problemas educacionais.

II. (....) A segunda forma foi de utilização das tecnologias ocorreu no Brasil até meados da década de 1980, quando a tecnologia educacional era compreendida como a relação entre tecnologia e educação.

III. (....) Desde que foram conhecidas as tecnologias educacionais eram instrumentos de apoio e interatividade com outros meios.

IV. (....) Mesmo sendo apresentadas de uma outra forma, a tecnologia educacional precisa ser vista basicamente como utilização de meios.

Agora marque a sequência correta:

A

V,F,V,V

B

F,V,V,F

C

V,V, F,F

D

F,V,F,F

E

V,F,F,V

Resposta  C

04

Leia, a seguir, um fragmento do pensamento de Freire, sobre a educação bancária:

A educação se torna um ato de depositar, em que os educadores são depositários e o educador o depositante. Em lugar de comunicar-se, o educador faz “comunicados” e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem.

 

FREIRE, Paulo.

Pedagogia do Oprimido/Paulo Freire. 17. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. p. 58.

 

De acordo com Freire e com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro base, o que a educação bancária privilegia?

 

Marque a alternativa correta:

A

O aluno ativo no processo de ensino e aprendizagem;

B

O professor passivo no processo de ensinar;

C

O professor mediador da aprendizagem;

D

O aluno passivo ao receber o conhecimento;

E

O aluno ativo e o professor mediador na prática educativa;

Resposta D

05

As tecnologias educacionais acompanham a prática docente das mais diversas formas e algumas por muito tempo. Em relação às tecnologias educacionais, por meio de pesquisas, é possível afirmar que:

Muitas vezes as tecnologias chegam à escola não por escolha do professor, mas por imposição [...]. Desta forma para utilizar a tecnologia mais recente, o professor colocou de lado o conhecimento das outras tecnologias tradicionais. Talvez não tenha aprendido a usar tecnologias como o computador, mas pode também ter deixado de valorizar tecnologias simples como o quadro-de-pregas, por exemplo, que podem oferecer, dependendo do uso, desafios e possibilidades interessantes de construção do conhecimento.

 

Pocho, Claudia Lopes.

Tecnologia Educacional:descubra suas possibilidades em sala de aula / Claudia Lopes Pocho, Márcia de Medeiros Aguiar, Marisa Narcizo Sampaio; Ligia Silva Leite (ccord.). Petrópolis, R,J: Vozes, 2003. P. 13.

 

Compreende-se que diferentes tecnologias podem ser utilizadas em sala de aula e de acordo com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, as tecnologias podem ser classificadas segundo Thiagarajam e Pasigna em dois grandes grupos: Tecnologias Educacionais Dependentes e Tecnologias Educacionais Independentes. Quais tecnologias, a seguir, são exemplos de tecnologias dependentes? 

 

Assinale a alternativa verdadeira:

A

Cartaz, álbum seriado, computador e televisão.

B

Flanelógrafo, mural, quadro-de-giz e cartaz.

C

Computador, televisão, retroprojetor e rádio.

D

Quadro-de-giz, televisão e telefone.

E

Cartaz, rádio, computador e televisão

Resposta C

06

O vídeo pode ser usado em sala de aula como tecnologia educacional. Leia o que José Manuel Moran, aponta sobre o uso do vídeo:

O vídeo ajuda a um bom professor, atrai os alunos, mas não modifica substancialmente a relação pedagógica. Aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, mas também introduz novas questões no processo educacional. O vídeo está umbilicalmente ligado à televisão e a um contexto de lazer, e entretenimento, que passa imperceptivelmente para a sala de aula. Vídeo, na cabeça dos alunos, significa descanso e não "aula", o que modifica a postura, as expectativas em relação ao seu uso. Precisamos aproveitar essa expectativa positiva para atrair o aluno para os assuntos do nosso planejamento pedagógico. Mas ao mesmo tempo, saber que necessitamos prestar atenção para estabelecer novas pontes entre o vídeo e as outras dinâmicas da aula.

Moran, José Manuel.

O vídeo na sala de aula/ José Manuel Moran. Artigo publicado na revista Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna,[2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995. P. 28.

 

Brito e Purificação (2011) afirmam que podemos trabalhar com filme em sala de aula, como tecnologias educacionais e que é possível planejar uma aula com o uso de filmes de duas formas: aula em função do filme e filme em função da aula.Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, considerando as formas de utilização do filme em sala de aula.

I. (....) Numa “aula em função do filme”, utiliza-se um filme já existente e que ao ser realizado não teve a sua produção voltada para atingir os objetivos específicos da aula em que será utilizado.

II. (....) Ao utilizar o filme em função da aula”, tem-se ao alcance um filme realizado para alcançar os objetivos específicos da aula.

III. (....) Num filme em função da aula, o professor deve assistir primeiramente junto com seus alunos o filme, mesmo que o professor não tenham assistido anteriormente, pois desta forma descobrem juntos o que será apresentado.

IV. (....) O professor primeiramente irá assistir ao filme que irá utilizar em sala de aula e, em seguida, deverá planejar as estratégias de desenvolvimento da aula, de motivação.

Agora, marque a sequência correta:

A

V,V,F,V

B

F,F,F,V

C

V,F,V,F

D

F,V,V,F

E

V,V,V,V

Resposta A

07

Leia as asserções:

I. No Brasil, os grandes projetos governamentais em informática na Educação, iniciam-se com o projeto EDUCOM.

Porque:

II. Antes deste projeto houve a tentativa de criar o PROINFE, que não alcançou sucesso e portanto foi extinguido e substituído pelo EDUCOM.

 

A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:

A

As assertivas I e II são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.

B

A assertiva I é verdadeira e complementa a ideia expressa na assertiva II.

C

A assertiva I é verdadeira e a II é falsa.

D

As assertivas I e II são falsas.

E

As assertivas I e II são proposições verdadeiras, mas não se complementam

Resposta C

08 Leia o texto:

O Brasil deu os primeiros passos, no caminho da informática educativa, [...] de acordo com o livro Projeto Educom, quando, pela primeira vez, se discutiu o uso de computadores no ensino de física (USP de São Carlos), em seminário promovido em colaboração com a Universidade de Dartmouth/EUA. As entidades responsáveis pelas primeiras investigações sobre o uso de computadores na educação brasileira foram: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Nascimento, João Kerginaldo Firmino do.

Informática aplicada à educação. / João KerginaldoFirmino do Nascimento. – Brasília : Universidade deBrasília, 2007.p.12

 

De acordo com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, podemos concluir que a informática na educação, surge a partir do avanço tecnológico e também de conjunto de políticas públicas de incentivo a programas educacionais. Quando surgiram os grandes projetos governamentais em informática na educação?

Assinale a alternativa correta:

A

Na década de 1980, os grandes projetos governamentais em informática na educação surgem no Brasil.

B

Foi na década de 1970, com a chegada da Internet, que a informática inicia-se na educação, com os grandes projetos governamentais.

C

Nos anos de 1940, surgem os primeiros computadores eletrônicos e marcam o início dosgrandes projetos governamentais em informática na educação.

D

Na década de 1960, as escolas revelam a utilização da Informática nas escolas, a partir dos grandes projetos governamentais em informática na educação.

E

O primeiro movimento, de inserção da Informática na escola, aconteceu em 1950, quando surgem os microcomputadores e osgrandes projetos governamentais em informática na educação.

 

Resposta A

09

Leia o texto:

Desenvolver novas e originais relações com o saber, despertar interesses e reflexões nos alunos em conciliação com a tecnologia ainda traz dificuldades para alguns professores. Lidar com estas mudanças torna-se um desafio para os docentes. Enquanto prevalece a ideia de tecnologia com ferramenta, tem-se o risco de persistir uma prática tradicional em que a noção de mudança é periférica ou complementar. Vistas e adotadas dessa forma, as tecnologias não atingem a essência do processo educativo, não o revolucionam à altura das demandas sociais e tecnológicas, mas são nele acessório e/ou instrumento que pode u não inovar algo, a depender de seu lugar e uso no conjunto das ações docentes.

 

Cecílio, Sálua ; Santos, Jacqueline Florêncio.

Socied@adeem rede, trabalho docente e soci@bilidadescontemporâne@s. In. Formação e profissão docente em tempos digitais/organizadoras, Dirce M.F.Garcia, SáluaCecílio.—Campinas, S.P: EDITORA Alínea, 2009. P. 179-180.

 

A partir da afirmativa de Cecílio e Santos pode-se concluir a necessidade de preparação dos professores para incluir as tecnologias em sua prática pedagógica. Porém, segundo Moura, esta preparação muitas vezes não é adequada. Moura,segundo as autoras do livro-base, apresenta algumas falhas nos cursos que tem como objetivo formar os professores para utilizar o computador na escola.Moura, segundo as autoras do livro-base, apresenta algumas falhas nos cursos que tem como objetivo formar os professores para utilizar o computador na escola. Para esta autora, existem contradições entre o que se fala e o que se faz. Em relação à falha de PROPÓSITO, é possível considerar que...

 

Assinale a alternativa correta:

A

Deve-se incluir o estudo das capacidades cognitivas que estão envolvidas na construção do conhecimento com a ajuda do computador.

B

É necessário pensar de que forma os computadores podem ajudar a prática pedagógica.

C

É importante que os professores tenham claro quais os objetivos cognitvos e pedagógicos do uso dos computadores na abordagem dos conteúdos escolares.

D

Deve-se privilegiar a construção do sentido sobre o uso do computador e suas aplicações no processo educativo.

E

É importante, nos cursos de formação, oportunizar o caráter de experiência cultural do uso do computador e não apenas seu uso instrumental.

Resposta B

10

Leia o texto:

Na aurora do século XXI, necessitam os professores estar preparados para interagir com uma geração mais atualizada e mais informada, porque os modernos meios de comunicação, liderados pela Internet, permitem o acesso instantâneo á informação, e os alunos têm mais facilidade para buscar conhecimento por meio da tecnologiacolocada á sua disposição.

Os procedimentos didáticos, nesta nova realidade, deve privilegiar a construção coletiva dos conhecimentos mediados pela tecnologia, na qual o professor é um partícipe pró-ativo que intermedeia e orienta esta construção.

Trata-se de uma inovação pedagógica fundamentada num paradigma educacional que, com os recursos da informática e das tecnologias digitais, levará ao educador a ter mais oportunidades de compreender os processos mentais, os conceitos e as estratégias utilizadas pelo aluno e, com esse conhecimento, mediar a construção do conhecimento e contribuir de maneira mais efetiva para esse processo.

 

Faria, Elaine Turk.

O professor e as tecnologias educacionais. In Ser professor. /DelciaEnricone (Org.), ClausDieterStobäus...[et al.] – 6ed. Atual. – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. P.43

 

Moura, segundo as autoras do livro-base, apresenta algumas falhas nos cursos que tem como objetivo formar os professores para utilizar o computador na escola. Para esta autora, existem contradições entre o que se fala e o que se faz. Em relação à falha de SIGNIFICAÇÃO, analise as afirmativas a seguir, marcando V para verdadeiro e F para falso.

I. (....) Deve-se incluir o estudo das capacidades cognitivas que estão envolvidas na construção do conhecimento com a ajuda do computador.

II. (....) É necessário pensar de que forma os computadores podem ajudar a prática pedagógica.

III. (....) É importante que os professores tenham claro quais os objetivos cognitvos e pedagógicos do uso dos computadores na abordagem dos conteúdos escolares.

IV. (....) Deve-se privilegiar a construção do sentido sobre o uso do computador e suas aplicações no processo educativo.

V. (....) É importante, nos cursos de formação, oportunizar o caráter de experiência cultural do uso do computador e não apenas seu uso instrumental.

 

Agora, marque a sequência correta:

A

F,V,F,F,V

B

F,F,V,V,V

C

V,V,V,F,F

D

V,F,V,V,F

E

F,F,F,V,V

Resposta B

11

Leia o texto:

Por fazerem parte de um dos grupos de aplicativos utilizados no ambiente doméstico, os jogos educacionais são softwares que têm uma boa aceitação junto aos alunos, principalmente em função de suas características lúdicas. Esses aplicativos, normalmente, são utilizados para desenvolver habilidades de aplicação de conhecimentos dos alunos, por meio do seu desenvolvimento com o ambiente do jogo.

 

Marques Neto, Humberto Torres.

A tecnologia da Informação na escola. In: Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar / organizado por Carla Viana Coscarelli. – 3.ª ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p.57

 

Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

I. ( ) No trabalho com jogos, o sistema informático é quem ensina o aluno, pois primeiramente ele apresenta uma informação e em seguida, por meio de perguntas, verifica se o aluno aprendeu.

II. (   ) A aplicação de regras lógicas são exigidas para solucionar problemas que os jogos propõem.

III. ( ) Xadrez, quebra-cabeça e jogos de memória são considerados jogos de menor valor pedagógico.

IV. ( ) Os softwares relacionados aos jogos só terão sentido quando inseridos em um contexto pedagógico preciso.

Agora, marque a sequência correta:

A

F, V, F, V

B

V, V, F, F

C

V, V, V, F

D

F, V, F, F

E

V, F, V, V

Resposta  A

 

12

Leia as asserções:

I. A principal característica dos jogos é a exploração do sentido lúdico dos indivíduos.

Porque:

II. Ela é uma necessidade para o bom desenvolvimento psicossocial dos indivíduos.

 

A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:

A

As assertivas I e II são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.

B

A assertiva I é contrária à ideia expressa na assertiva II.

C

A assertiva I é falsa e a II é verdadeira.

D

As assertivas I e II são falsas.

E

A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa.

Resposta A

 

Disciplina:Pedgogia1.519 materiais

1 resposta(s)

Carregar mais