educação adistancia e aprender

uestão 1/2

[...]A discussão parte do princípio de que a compreensão das políticas públicas para o ensino superior passa, necessariamente, por uma revisão das ações desencadeadas nos últimos anos pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação a Distância (SEED) para democratizar e interiorizar a oferta de cursos superiores.

ALMEIDA, M. P. de; COSTA, M. L. F.  Políticas públicas para o ensino superior a distância e a legislação educacional vigente. In: COSTA, M. L. F. (Org.). Introdução à educação a distância. Maringá: Eduem, 2009, p. 11-22.

 

Prática Pedagógica, aprendizagem e avaliação em Educação à Distância, relaciona-se a Educação à Distância na modalidade de ensino superior, no Art. 1º do decreto nº 2494/1998, com as seguintes palavras:

I. Autoaprendizagem e recursos didáticos sistematicamente organizados;

II. Mediação Humana e recursos didáticos;

III. Suportes de informação e mediação humana;

IV. Suportes de informação e meios de comunicação.

V. Meios de comunicação e mediação humana.

Estão corretas as afirmativas:

A

Afirmativas I e IV.

B

Afirmativas I e III.

C

Afirmativas I e II.

D

Afirmativas II e V.

E

Afirmativas II e IV.

 

uestão 2/2

Leia os fragmentos do texto a seguir: 

“A primeira versão dos referenciais de qualidade para educação a distância foi elaborada em 2003. No entanto, dada a necessidade de atualização do documento anterior, tendo em vista a dinâmica do setor e a renovação da legislação, uma comissão de especialistas foi composta para sugerir mudanças no documento, em 2007. Essa versão preliminar foi submetida à consulta pública durante o mês de agosto de 2007. Foram recebidas mais de 150 sugestões e críticas, das quais a maioria foi incorporada. Esses Referenciais de Qualidade circunscrevem-se no ordenamento legal vigente em complemento às determinações específicas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, do Decreto 5.622, de 20 de dezembro de 2005, do Decreto 5.773, de junho de 2006 e das Portarias Normativas 1 e 2, de 11 de janeiro de 2007. Embora seja um documento que não tem força de lei, ele será um referencial norteador para subsidiar atos legais do poder público no que se referem aos processos específicos de regulação, supervisão e avaliação da modalidade citada.”

Referenciais de Qualidade para a Educação EAD. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/par/193-secretarias-112877938/seed-educacao-a-distancia-96734370/12777-referenciais-de-qualidade-para-ead Acesso em 04/02/2016

 

Após a leitura do trecho acima e dos conteúdos abordados no livro-base, acerca das inserções significativas, após o ano de 2003, referente aos “Referenciais de Qualidade da Educação a Distância” no Brasil, apoiado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, bem como aos Decretos nº 5622/2005 e nº 5773/2006, assim como pelas Portarias, nº 1 e 2 de 11 de janeiro de 2007, é correto afirmar:


I. Refere-se aos educadores que nortearão a Educação a Distância, tendo como embasamento as leis que fundamentam a educação brasileira.

II. Refere-se aos polos de apoio presencial com base em regras estabelecidas e fundamentadas por leis.

III. O documento orienta a elaboração do projeto político-pedagógico de um curso na modalidade a distância em relação à concepção de educação e de currículo.

IV. O polo de apoio presencial é a unidade operacional para desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância”.

 Estão corretas as afirmativas:

A

I, II e IV

B

I e II

C

II, III e IV

D

III e IV

E

I, II e IV

Questão 1/2

Leia o fragmento de texto:

 

Houve mudanças de definição do que seja EAD, dependendo do contexto em que ela ocorreu e da finalidade a que ela se colocava.

CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. Prática Pedagógica, aprendizagem e avaliação em Educação a Distância. Curitiba: InterSaberes, 2013, p. 11.

 

Considerando o texto dado, as reflexões das aulas e os conteúdos abordados no livro-base da disciplina, há características listadas para a EAD na década de 1980. Analise as afirmativas a seguir que contemplem tais fatores:

 
I. O estudo individual era priorizado, com quase a inexistência de aprendizagem em grupo.

II. A utilização das mídias – impressas, rádio, televisão, computador – para apoiar a mediação entre conteúdo, aluno e professor; são mídias já utilizadas na comunicação escolar presencial e que atendem a diferentes linguagens e estilos de aprendizagem.

III. A responsabilidade das instituições de ensino na definição da concepção, no planejamento e na elaboração do material didático devido à necessidade de se cumprir um determinado currículo para se obter uma certificação reconhecida.

IV. A separação espacial entre professor e aluno, pois os alunos têm tempo para frequentarem um curso regular todos os dias, no mesmo horário.

 

São corretas as afirmativas:

A

Afirmativas I, II e III, apenas.

B

Afirmativas I, II, III, IV, apenas.

C

Afirmativa III, apenas.

D

Afirmativas I, III e IV, apenas.

E

Afirmativas I e III apena

Questão 2/2

Leia o texto a seguir:

 

“Com a ajuda das tecnologias interativas, as atividades virtuais estão conseguindo aumentar a sensação de proximidade percebida pelos aprendizes. Uma videoconferência pode aproximar aluno e professor. Por meio de chats podemos aproximar alunos entre si. Com recursos de realidade virtual, é possível uma maior aproximação entre aluno e conteúdo de aprendizagem”.

TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias entre ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac, 2010, p. 27.

 

De acordo com o texto, com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, podemos analisar que a interação social comunicativa necessária para a aprendizagem na EAD inclui interações entre diferentes participantes do processo ensino-aprendizagem que são:

 

Assinale a alternativa correta:

 

A

Chats, videoaulas e videoconferência.

B

Professor, tutor e alunos.

C

Professor, chats e videoaulas.

D

Tutor, alunos e chats.

E

Ambiente virtual, professor e videoaulas.

Questão 2/2

Leia a afirmação de Brito ( et al.) sobre as dimensões que Garcia-Vera defende que sejam contempladas em cursos para professores:

García-Vera (2000, p. 177) sobre a formação docente que: a TIC empregada em sala de aula – livro didático, computador, projetor, softwares, entre outros – as conotações políticas, econômicas, sociais e culturais sempre estarão presentes e devem ser refeltidas pelo professor no que tange os recursos tecnológicos empregados por ele em sala de aula.

Brito, Glaucia da Silva; Boeno, Raul Kleber de Souza, Boeno, RenateKottel.

A inserção de tecnologias na prática docente:fazendo o mesmo de forma diferente. 2012. IX ANPED SUL.

 

A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e do livro-base, assinale a alternativa que apresenta caracteristicas relevantes sobre os materiais didáticos.

A

Os materiais didáticos influenciam e ocasionam condicionamento do conhecimento operante durante o processo de avaliação;

B

Os materiais didáticos ampliam o ensino-aprendizagem dos alunos na primeira etapa do ensino fundamental e pouco são utilizados no ensino superior;

C

Os materiais didáticos que são o livro impresso, o ambiente virtual e o fórum redirecionam os conteúdos ministrados pelo professor dificultando a autoaprendizagem;

D

Os materiais didáticos colaboram para um ensino-aprendizagem técnico e digital favorecendo o uso adequado da tecnologia em aula;

E

Os materiais didáticos sistematizam os conhecimentos, são fios condutores entre as teleaulas e os conteúdos abordados nas disciplinas dos cursos.

 

Questão 1/2

Leia o trecho do artigo:

“Educação a Distância: do Ensino por Correspondência à Aprendizagem Virtual - Garantia de Sucesso?”

 

Apesar de os avanços tecnológicos terem possibilitado a evolução da educação a distância e de muitas vezes nos maravilharmos com a infinidade de recursos e possibilidades oferecidas pela tecnologia à EAD, Levine nos chama a atenção para o fato de que “o aspecto essencial de qualquer situação de ensino e aprendizagem deve ser o aprendiz” (LEVINE, 2005, p. 17), e que, infelizmente, muitas vezes a preocupação com o uso da tecnologia distorce esse foco, deslocando para segundo plano o aprendiz e a aprendizagem.

Revista Educação Online. Volume 5 - No 1 - Janeiro/Abril de 2011. Disponível em: file:///C:/Users/92005316/Downloads/193-593-7-PB.pdf Acesso em 04/02/2016

 

De acordo com o trecho do artigo e com o livro-base, as variações em torno do tema “Educação a Distância” e a nomenclatura  “Teleducação”, leia as afirmativas:

I. Termo utilizado por décadas para expressar a educação a distância realizado pela televisão e sistemas eletrônicos como o rádio e teleconferência.

II. A teleducação é caracterizada por atingir muitas pessoas, espalhadas em diferentes locais, ao mesmo tempo por meio de sistemas eletrônicos.

III. Na teleducação era a educação a distância a qual ocorria somente pela televisão.

IV. Na teleducação acreditava-se que somente a televisão era um meio adequado para gerar conhecimento.

A

Afirmativas II e III.

B

Afirmativas I e II.

C

Afirmativas II, III e IV.

D

Afirmativas I, III e IV.

E

Afirmativas I, II e IV.

 

1(?)

2(?)

Disciplina:Pedagogia1.519 materiais