Av1 - Ciências Contábeis - Contabilidade Geral

1)

Com o passar do tempo o homem foi se expandindo, e novos mundos foram descobertos. Já no ano 2000 a.C, os grandes Impérios já faziam contabilidade com indícios em sua escrita de valores ligados a receitas e a caixa, classificados como rendas e lucros, despesas, compreendidos nos itens de salários. Em qual Império da antiguidade se encontravam contabilidade com tais indícios?

 

Alternativas:

a) Império Romano

b) Império Grego

c) Império Egípcio

d) Império Babilônico

 

2)

A contabilidade no Brasil surge somente por volta dos anos de 1770 como sendo uma profissão reconhecida, quando se cria a primeira regulamentação da profissão contábil em terras brasileiras, por meio de um instrumento de lei expedida pelo então rei de Portugal Dom José, que determina que para ser contador seria necessário possuir registro e matrícula. De acordo com o decreto 4.475 se tornou então reconhecida, a criação de uma associação dos profissionais da contabilidade. Qual nome era dado para associação da profissão contábil?

Alternativas:

a) Associação dos Escriturários

b) Associação Financeira e Contábil

c) Associação dos Escriturários Contábeis

d) Associação dos Guarda-Livros da Corte

 

3)

A separação do patrimônio da entidade Pessoa Jurídica do patrimônio da Pessoa Física dos sócios, faz parte da legislação contábil. De acordo com os Princípios Contábeis, o patrimônio da pessoa física e da pessoa jurídica não se confunde. Assim dos princípios abaixo responda qual deles determina que o patrimônio da pessoa jurídica seja separado do patrimônio da pessoa física?

Alternativas:

a) Princípio da CONTINUIDADE; 

b) Princípio da ENTIDADE; 

c) Princípio da OPORTUNIDADE; 

d) Princípio da COMPETÊNCIA;

 

4)

A contabilidade é a ciência que tem como origem o controle do patrimônio que uma pessoa possui, seja ela uma pessoa física ou pessoa jurídica, logo se a contabilidade tem origem nesta necessidade podemos afirmar que a mesma tem como objeto o patrimônio controlando-o para fornecer informações aos seus usuários interessados. Responda como se define o patrimônio de uma pessoa física ou jurídica de acordo com a visão da contabilidade?

Alternativas:

a) A soma dos valores em caixa da empresa;

b) Os imóveis que a pessoa possui;

c) A soma dos bens, direitos e obrigações;

d) O valor depositado no banco;

 

5)

Os bens e os direitos da empresa compõem o Ativo que a mesma possui, a soma das obrigações compõe o Passivo. Assim as demonstrações contábeis têm a função apurar em um determinado período a quantidade de Ativo que a empresa possui bem como a quantidade de Passivo. Responda qual das equações abaixo representa a formula de se chegar a situação liquida da empresa, ou seja, ao seu real patrimônio conhecido contabilmente com Patrimônio Líquido?

Alternativas:

a) Ativo Circulante + Passivo Circulante = Patrimônio Líquido

b) Ativo Circulante + Passivo não Circulante = Patrimônio Líquido

c) Passivos Total + Ativos Total = Patrimônio Líquido

d) Ativo Total – Passivos Total = Patrimônio Líquido

Disciplina:Contabilidade Geral1.519 materiais